Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Novembro de 2013 | 16h55 - Actualizado em 30 Novembro de 2013 | 16h55

Moxico: Comemorações do dia do idoso marcadas com a eleição de "miss idosa"

Luena - Viana Ngueve, de 70 anos de idade, foi eleita neste sábado "miss idosa", num concurso realizado no Lar da 3ª idade, “Rainha Nhakatolo Chissengo”, na cidade do Luena (Moxico), para saudar o Dia do Idoso, que hoje se assinala.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


 

Participaram no desfile oito candidatas acolhidas no referido lar com idades que variam entre 64 e 78. Muzumilia Pezo e Lurdes Marta foram eleitas como primeira e segunda damas de honor, respectivamente.  
 

A vencedora do concurso, Viana Ngueve, disse que durante a vigência do seu mandato irá ajudar a direcção da instituição no aconselhamento dos outros idosos, sobretudo aqueles que continuam a vaguear pelas ruas à procura de esmolas.
 

Um almoço de confraternização foi oferecido aos idosos e convidados, sob animação do músico local “Rey-Ley”, onde o teatro e a dança tchianda vibraram os presentes, entre membros do governo local, entidades eclesiásticas e tradicionais.
 

No Moxico, o Dia do Idoso foi comemorado sob o lema “Garantir ao idoso uma velhice sadia é compromisso de toda a sociedade”.
 

O 30 de Novembro, consagrado à pessoa idosa, em Angola, foi instituído através do decreto número 01/05, de 10 de Janeiro, como um marco de reflexão e reconhecimento do papel e valor dessa importante franja da população.
 

A Assembleia-Geral das Nações Unidas no ano de 1991 adoptou, por unanimidade, 18 princípios a favor da população idosa, estruturados em cinco aspectos, nomeadamente, independência, participação, cuidado, auto-realizaçao e dignidade.
 

Em 2002, na cimeira de Madrid (Espanha), foram aprovados os princípios que visam chamar a atenção dos governos e das sociedades para a necessidade de promover uma abordagem positiva sobre o envelhecimento e de superar os estereótipos normalmente associado aos idosos.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/02/2019 21:27:44

    PN frusta tentativa de contrabando de combustível nos Bundas

    Luena - Vinte e quatro mil litros de combustível, que se destinava ao contrabando na República da Zâmbia, foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), nos postos terrestres do Muica e Malundo, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico).

  • 24/01/2019 19:40:23

    Anciã escapa de violação sexual no Luena

    Luena - Uma anciã de 72 anos de idade escapou, quarta-feira, no bairro Samafo, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, de uma tentativa de violação sexual, presumivelmente perpetrada por um cidadão de 29 anos.

  • 23/01/2019 16:46:07

    Governador do Moxico quer administração moderna

    Luena - Os membros do governo provincial do Moxico foram, nesta quarta-feira, aconselhados, no Luena, a pautarem por uma administração moderna, baseada numa governação organizada, participativa, partilhada e dinâmica, onde a comunicação e consulta seja fundamental.

  • 20/01/2019 18:44:40

    Jovem apanhado em flagrante a vandalizar escola no Moxico

    Luena - Um jovem de 26 anos de idade foi apanhado, neste domingo, em flagrante, a vandalizar a escola primária 172, do bairro Vila Luso, arredores da cidade do Luena.