Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Dezembro de 2013 | 18h39 - Actualizado em 08 Dezembro de 2013 | 18h39

Moxico: Soba da povoação de Mazemba satisfeito com fornecimento de água potável

Kamanongue, 08/12 (Angop) - O soba da povoação de Mazemba, município de Kamanongue, província do Moxico, Rafael Itunda Caxito, mostrou a sua satisfação, sábado, pelo fornecimento de água potável às populações da sua circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a propósito das acções sociais que o Governo implementa na sua povoação, explicou que Mazemba conta com um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, o que permite diariamente a população obter água em quantidade e qualidade desejadas.

Esclareceu que no passado, a população de Mazemba acarretava água a partir de rios, riachos e de poços, facto que contribuía para o surgimento de doenças como a diarreia, sarna e a cólera.

Por outro lado, Rafael Caxito solicitou à Administração Municipal de Kamanongue no sentido de apoiar a população local com uma moagem para transformação do bombó em farinha, um gerador para iluminação pública, bem como a construção de 50 casas evolutivas para a população, sobretudo, os jovens que não possuem moradias próprias.

Pediu igualmente que se instale um posto de emissão de Bilhete de Identidade informatizado na sede municipal de Kamanongue, para que a população deixe de percorrer dezenas de quilómetros a fim de obter o documento na cidade do Luena e na província vizinha da Lunda Sul.

Situado ao longo da Estrada Nacional 180, a povoação de Mazemba conta com uma população estimada em mais de dois mil habitantes, na sua maioria camponesa.


 

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/03/2019 17:43:05

    Associação Mais Saúde capacita activistas de luta contra VIH/Sida e malária

    Luena - Quarenta e oito técnicos de saúde dos nove municípios da província do Moxico concluíram hoje, sexta-feira, no Luena, a formação sobre técnicas de aconselhamento, testagem voluntária, mobilização social e tratamento de casos positivos de VIH/Sida e malária.

  • 27/02/2019 23:53:44

    Moxico: Descarga eléctrica fere mais de 100 pessoas

    Luena - Cento e 46 pessoas ficaram queimadas e com problemas de traumatismo craniano cefálico, em consequência de uma descarga atmosférica (eléctrica) registada esta quarta-feira, no Luena, durante o funeral de uma menor de 10 anos de idade, no cemitério municipal do Moxico.

  • 27/02/2019 16:36:42

    Mais de duas mil crianças beneficiam de registo de nascimento gratuito

    Luena - Duas mil e 722 crianças de cinco a 14 anos de idade do município sede (Moxico) beneficiaram do registo de nascimento gratuito de Janeiro até a data, anunciou, nesta quarta-feira, no Luena, o delegado provincial da Justiça e Direitos Humanos, Adalberto Cláudio Samba Doge

  • 26/02/2019 19:14:54

    Lunda Sul lidera índice de gravidez precoce no país

    Luena - Com duas mil e 471 adolescentes grávidas, com idades compreendidas entre 14 a 18 anos, a província da Lunda Sul lidera a lista de gravidezes precoce a nível do país.