Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Dezembro de 2013 | 15h56 - Actualizado em 23 Dezembro de 2013 | 15h56

Huambo: Administrador do Bailundo destaca acções realizadas em 2013

Bailundo - As acções ligadas ao aumento e melhoramento da oferta dos serviços sociais básicos, o combate à fome e à pobreza durante o ano de 2013 no município do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, foi considerado positivo pelo administrador municipal, Ireneu Cândido Sacaála.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao fazer o balanço de actividades do ano prestes a findar, Ireneu Cândido Sacaála disse que o sector da educação foi o que teve mais investimentos com o aumento de 108 salas de aula de carácter definitivo e 544 provisórias, permitindo enquadrar no sistema normal de ensino mais de 1.139 crianças.

Anunciou que no próximo ano o sector vai beneficiar de 14 novas unidades escolares que vai permitir enquadrar 8.000 crianças no sistema de ensino.

No sector da saúde, detalhou, foram construídas, reabilitadas e apetrechados três unidades sanitárias, entre centros e postos de saúde nas comunas de Hengue e Luvemba, bem como o bloco operatório do hospital municipal, que está a servir melhor as populações do Bailundo, Mungo, Londuimbali e do município do Waco Kungo, província do Kwanza Sul.

Quanto ao fornecimento de energia eléctrica, de acordo com Ireniu Sacaála, a administração municipal desenvolveu esforços consideráveis para minimizar a carência no consumo deste bem, melhorando o abastecimento de seis para 24 horas diárias.

No mesmo período, no quadro do programa  “Água para todos”, informou, foram reabilitados cinco pontos de água e construídos pequenos sistemas de abastecimento do liquido, equipados com sistemas solar na Ombala de Bongo, sector de Chinhara (comuna de Luvemba) e na missão católica da sede comunal de Hengue.

Foram ainda construídos chafarizes nas sedes comunais e em algumas ombalas com maior aglomeração populacional.

No seu discurso, o administrador do município do Bailundo destacou também as acções realizadas no sector da agricultura, tendo sido adquiridos cinco novos tractores, 550 toneladas de fertilizantes diversos, para estimular a produção e promover melhores índices de colheitas.

O investimento, asseverou, permitiu cultivar na presente época agrícola cerca de 494 hectares de terra, prevendo-se uma colheita de 56.021 toneladas de produtos diversos.

Ireneu Sacaála referiu ainda que, no domínio de receitas locais, os indicadores são bastantes satisfatórios, na medida em que durante o ano preste a terminar, a repartição fiscal arrecadou para os cofres do Estado 46 milhões e 833 mil e 227 mil kwanzas, com uma diferença de seis milhões em relação ao período anterior.

O administrador do Bailundo exortou a população e parceiros sociais do governo  no sentido de continuarem a apoiar a instituição na árdua tarefa de reconstrução do município, visando o bem-estar dos cidadãos.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 05/11/2018 21:24:12

    Transferência de competências vai dinamizar municipalização da acção social

    Huambo - O processo de transferência de competências, iniciado na última semana, no âmbito da desconcentração do poder, vai dinamizar a municipalização da acção social, para melhorar os mecanismos de combate à pobreza e garantir a eficácia na redistribuição do rendimento nacional.

  • 05/11/2018 17:32:56

    Polícia detém presumível vândalo

    Huambo - A Polícia Nacional no Huambo deteve hoje o presumível autor do roubo de dois painéis solares e respectivos acumuladores do sistema de abastecimento de água do município da Chicala- Choloanga, deixando a região privada do fornecimento do referido líquido.

  • 05/11/2018 17:12:46

    Descarga atmosférica mata cinco membros da mesma família

    Huambo - Cinco membros da mesma família morreram, domingo, no bairro da Chitatela, município do Bailundo, província do Huambo, vítimas de uma descarga atmosférica.

  • 04/11/2018 20:22:31

    Polícia Nacional frustra tentativa de crime de latrocínio na Caála

    Caála - Uma tentativa de crime de latrocínio foi frustrada, hoje, pela Polícia Nacional, quando dois marginais queriam levar a motorizada de um cidadão depois de o terem ferido com disparos de arma de fogo.