Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Junho de 2013 | 19h21 - Actualizado em 24 Junho de 2013 | 19h21

Município de Cacolo celebra 79 anos de existência

Lunda Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cacolo - O município de Cacolo, sito a 141 quilómetros da sede capital da província da Lunda Sul, celebrou domingo último 79 anos desde a sua fundação, a 23 de Junho de 1934, com a realização de várias actividades políticas, culturais, desportivas e recreativas.

Para saudar o aniversário, a administração realizou debates sobre o surgimento do município, desenvolvimento socioeconómico do município, potencial agrícola e cultural, Cacolo antes e depois da paz.

O acto político foi presidido pela governadora provincial, Cândida Maria Narciso, que reconheceu as dificuldades da população daquela municipalidade, sobretudo na construção de escola, postos de saúde em algumas aldeias.

"Sabemos que a nossa população enfrenta ainda algumas dificuldades, concretamente no domínio da água potável, escolas, postos e centros de saúde em algumas aldeias, as vias de acesso às sedes comunais, a falta de emprego para a juventude. Todos estes e outros problemas serão resolvidos, no quadro do plano de desenvolvimento nacional 2013/2017 e outras estratégicas do governo provincial”, disse.  

A administradora municipal, Idalina de Fátima Issazo, disse que com a conquista da paz o município registou avanços significativos nos aspectos social e económico, tendo destacado a reabilitação e construção de escolas, postos e centros de saúde.

O município de Cacolo tem quase 76 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Capenda-Camulemba e Lubalo (província da Lunda Norte), a Este por Saurimo e Dala, a Sul pelo Moxico e Cuemba, e a Oeste pelos municípios de Quirima e Cabundi-Catembo. É constituído pelas comunas de Alto Chicapa, Xassengue e Cucumbi.

Leia também
  • 08/11/2018 16:40:38

    População de Cassai-Sul e Muriege clama por infraestruturas sociais

    Saurimo - A população das comunas de Cassai-Sul e Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), solicitou hoje, quinta-feira, ao Governo Provincial, a construção de infraestruturas e serviços sociais básicos, mormente escolas, postos de saúde e água potável.

  • 08/11/2018 09:11:39

    CPJ sugere medidas para melhoria do sector social

    Saurimo - O Conselho Provincial da Juventude na Lunda Sul, sugeriu hoje, segunda-feira, em Saurimo, algumas medidas que podem contribuir para a melhoria dos sectores da educação, saúde, emprego, formação profissional e habitação nesta região.

  • 08/11/2018 08:53:26

    Orfanato 1 de Dezembro volta a albergar órfãos em 2019

    Saurimo - O Orfanato 1 de Dezembro voltará a albergar as 51 crianças que foram transferidas, em Novembro de 2017, no Lar de estudantes do município de Saurimo (Lunda Sul), devido a progressão de uma ravina que ameaçava destruir a infraestrutura.

  • 05/11/2018 15:42:40

    Governante quer contribuição de todos no saneamento básico

    Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, apelou, hoje, segunda-feira, as populações dos bairros Luavur e Santo António, a contribuírem no saneamento básico e no melhoramento das ruas circundantes, para evitar-se doenças nesta época chuvosa e melhorar a sua imagem.