Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Janeiro de 2014 | 19h48 - Actualizado em 09 Janeiro de 2014 | 19h45

Moxico: Administrador antevê melhorias das condições sociais com reabilitação de pontes

Luena - O administrador da comuna do Macondo, município do Alto-Zambeze (Moxico), Manuel Mupila, disse hoje, quinta - feira, que a reabilitação de pontes, principal empecilho na circulação de pessoas e bens vai melhorar as condições de vida da população da circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o responsável que se mostrou optimista quanto à resolução de tal problema que priva o desenvolvimento da região, sustentou que a reabilitação de pontes e estradas facilitará a construção de escolas, unidades sanitárias, entre outras infra-estruturas sociais.

Exemplificou que, actualmente, no sector da educação, apenas quatro professores asseguram as aulas no ensino primário, único subsistema funcional e que os 491 alunos matriculados em 2013 estudaram em capelas, enquanto 597 outros ficaram fora do sistema de ensino, por falta de professores.

Garantiu que o sector em referência poderá conhecer melhorias nos próximos tempos com a conclusão das obras em curso de uma escola primária T14, para acomodar condignamente professores e alunos.

No domínio da saúde, segundo o administrador comunal, conta com um hospital reabilitado há quase 10 anos, pela organização filantrópica “Federação Luterana Mundial”, cuja estrutura física agora se encontra em estado de degradação e funciona apenas com um enfermeiro para atender o universo de mais de quatro mil habitantes da localidade.

“Existem crianças que nunca foram vacinadas por inacessibilidade das vias”, disse o gestor, acrescentando que a própria administração comunal necessita, igualmente, uma infra-estrutura para o seu funcionamento.

Macondo, uma das seis comunas que compõe o município do Alto-Zambeze, dista 148 quilómetros do Cazombo (sede municipal) e possui uma população estimada em mais de quatro mil e 159 habitantes, ocupando uma área geográfica de oito mil e 902 quilómetros quadrados.

O município do Alto-Zambeze situa-se a 519 quilómetros, a Leste da cidade do Luena, capital da província do Moxico.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/02/2019 21:27:44

    PN frusta tentativa de contrabando de combustível nos Bundas

    Luena - Vinte e quatro mil litros de combustível, que se destinava ao contrabando na República da Zâmbia, foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), nos postos terrestres do Muica e Malundo, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico).

  • 24/01/2019 19:40:23

    Anciã escapa de violação sexual no Luena

    Luena - Uma anciã de 72 anos de idade escapou, quarta-feira, no bairro Samafo, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, de uma tentativa de violação sexual, presumivelmente perpetrada por um cidadão de 29 anos.

  • 23/01/2019 16:46:07

    Governador do Moxico quer administração moderna

    Luena - Os membros do governo provincial do Moxico foram, nesta quarta-feira, aconselhados, no Luena, a pautarem por uma administração moderna, baseada numa governação organizada, participativa, partilhada e dinâmica, onde a comunicação e consulta seja fundamental.

  • 20/01/2019 18:44:40

    Jovem apanhado em flagrante a vandalizar escola no Moxico

    Luena - Um jovem de 26 anos de idade foi apanhado, neste domingo, em flagrante, a vandalizar a escola primária 172, do bairro Vila Luso, arredores da cidade do Luena.