Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Janeiro de 2014 | 22h05 - Actualizado em 13 Janeiro de 2014 | 22h05

Programas do Executivo melhoram condições de vida dos munícipes da Damba

Uíge - A administradora municipal da Damba, Maria Fernando Cavungo, disse hoje, segunda-feira, naquela localidade que dista 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge, que os diversos programas implementados pelo Executivo, na circunscrição estão a melhorar significativamente as condições de vida dos munícipes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maria Cavungo que falava à Angop, destacou que os programas de intervenção municipal, 

de Investimentos públicos e municipal Integrado, são os que têm vindo a melhorar cada vez mais as condições de vida das populações naquele município.

Para a responsável, a implementação desses programas está a viabilizar a construção de várias infra-estruturas no campo social e económico,  proporcionando melhorias nas condições básicas de vida dos munícipes.

Graças aos referidos programas, realçou, foi possível a construção e apetrechamento de 11 escolas primárias em algumas regedorias, com 44 salas de aula que absorveram 3.690 alunos,  em dois turnos  e um complexo escolar de 26 salas, uma escola do I e II ciclos do ensino secundário na sede do município, a reabilitação de três outras primárias, assim como a construção e apetrechamento de oito postos de saúde.

Destacou igualmente a reabilitação e apetrechamento da maternidade Rainha Santa Isabel (sede do município), a construção de 50 casas evolutivas e outras sociais, quadras polidesportivas na sede do município e na comuna do Nsosso, construção e apetrechamento da casa do administrador comunal do Nsosso e outros.

A administradora municipal referiu ainda ter melhorado o fornecimento da energia eléctrica, com a instalação de um grupo gerador de 630 KV, que atende 301 consumidores da sede do município e algumas residências das povoações de Kiteka, Mabubu, Sala Bongui, Dezasseis e Kimbanguista.

Quanto a água, esclareceu, que está prevista a extensão da rede da distribuição do sistema de bombagem montado o ano transacto para a vila da Damba, assim como para os demais bairros periféricos da localidade.

“Também as populações das comunas do Nsosso, Nkama Ntambo e Nkusu já beneficiam da água potável desde 2012, cujos sistemas funcionam de forma satisfatória”, precisou, acrescentando que o programa vai continuar com aquisição de grupos geradores para a iluminação pública e domiciliaria das sedes comunais.

Maria Cavungo, perspectiva para o ano em curso, a construção de 256 novas salas de aula, assim como o enquadramento de 120 professores, com vista a colmatar a situação nesse domínio.

Localizado a norte da cidade do Uíge e com uma população estimada em 197 quilómetros quadrados, a comuna da Damba possui uma população estimada em 175 mil habitantes distribuídos em 312 povoações. 

Leia também
  • 12/11/2018 12:43:37

    População da Lunda Norte e Uíge beneficia de sistemas de água

    Caungula -Três mil habitantes dos bairros Cambaxi, Lukokessa e Saikaxi, na periferia da sede do município de Caúngula, na Lunda Norte, já têm água potável, pela primeira vez, próximo das suas residências, com a inauguração, domingo, de sistemas de perfuração do solo.

  • 11/11/2018 08:28:25

    Metade das residências do Quilomoço entregue aos respectivos moradores

    Uíge - Quinhentas e cinco residências da centralidade Horizonte do Quilomoço, na cidade do Uíge, foram entregues aos moradores, desde o passado mês de Agosto, data de início do processo de comercialização.

  • 05/11/2018 17:29:33

    Mais de 20 crianças recebem BI no primeiro dia da campanha no Uíge

    Uíge - Vinte e sete crianças, dos seis aos 17 anos de idade, que apresentaram os processos completos (fotocopias integrais), adquiriram, sábado último, nesta cidade, os seus Bilhetes de Identidade (BI), no âmbito da campanha denominada "BI Dipanda", em saudação ao 11 de Novembro, dia da independência nacional.

  • 05/11/2018 12:21:59

    Chuva desaloja mais de mil famílias no Kimbele

    Uíge - Mil e 61 famílias de várias povoações do município de Kimbele ficaram sem abrigo, em consequência da chuva d nos últimos dias na região, tendo destruído 214 residências.