Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Janeiro de 2014 | 22h05 - Actualizado em 13 Janeiro de 2014 | 22h05

Programas do Executivo melhoram condições de vida dos munícipes da Damba

Uíge - A administradora municipal da Damba, Maria Fernando Cavungo, disse hoje, segunda-feira, naquela localidade que dista 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge, que os diversos programas implementados pelo Executivo, na circunscrição estão a melhorar significativamente as condições de vida dos munícipes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maria Cavungo que falava à Angop, destacou que os programas de intervenção municipal, 

de Investimentos públicos e municipal Integrado, são os que têm vindo a melhorar cada vez mais as condições de vida das populações naquele município.

Para a responsável, a implementação desses programas está a viabilizar a construção de várias infra-estruturas no campo social e económico,  proporcionando melhorias nas condições básicas de vida dos munícipes.

Graças aos referidos programas, realçou, foi possível a construção e apetrechamento de 11 escolas primárias em algumas regedorias, com 44 salas de aula que absorveram 3.690 alunos,  em dois turnos  e um complexo escolar de 26 salas, uma escola do I e II ciclos do ensino secundário na sede do município, a reabilitação de três outras primárias, assim como a construção e apetrechamento de oito postos de saúde.

Destacou igualmente a reabilitação e apetrechamento da maternidade Rainha Santa Isabel (sede do município), a construção de 50 casas evolutivas e outras sociais, quadras polidesportivas na sede do município e na comuna do Nsosso, construção e apetrechamento da casa do administrador comunal do Nsosso e outros.

A administradora municipal referiu ainda ter melhorado o fornecimento da energia eléctrica, com a instalação de um grupo gerador de 630 KV, que atende 301 consumidores da sede do município e algumas residências das povoações de Kiteka, Mabubu, Sala Bongui, Dezasseis e Kimbanguista.

Quanto a água, esclareceu, que está prevista a extensão da rede da distribuição do sistema de bombagem montado o ano transacto para a vila da Damba, assim como para os demais bairros periféricos da localidade.

“Também as populações das comunas do Nsosso, Nkama Ntambo e Nkusu já beneficiam da água potável desde 2012, cujos sistemas funcionam de forma satisfatória”, precisou, acrescentando que o programa vai continuar com aquisição de grupos geradores para a iluminação pública e domiciliaria das sedes comunais.

Maria Cavungo, perspectiva para o ano em curso, a construção de 256 novas salas de aula, assim como o enquadramento de 120 professores, com vista a colmatar a situação nesse domínio.

Localizado a norte da cidade do Uíge e com uma população estimada em 197 quilómetros quadrados, a comuna da Damba possui uma população estimada em 175 mil habitantes distribuídos em 312 povoações. 

Leia também
  • 28/01/2019 13:08:47

    Moradores do Camama beneficiam de centro médico

    Luanda - Um centro médico "Graça Pura Esperança" foi inaugurado este domingo, pela secretária do Presidente da República para os assuntos sociais, Fátima Viegas e pela profetiza Suzeth João, líder da Igreja Teosófica Espírita, no bairro Camama, município do Talatona.

  • 27/01/2019 16:17:52

    Governador quer jovens que promovam valores da paz e amor a pátria

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, defendeu hoje, na cidade de Negage, a necessidade dos jovens serem os promotores de valores que enaltecem o respeito e amor à pátria, aos bens culturais, bem como motores da criatividade e inovação.

  • 25/01/2019 19:21:59

    OMA quer militantes engajadas no combate ao analfabetismo

    Uíge - A secretária municipal da OMA do Uíge, Fátima Lengo, exortou hoje, sexta-feira, às militantes da organização no sentido de estarem mais empenhadas nas acções de combate ao analfabetismo nas comunidades.

  • 22/01/2019 17:07:27

    Governador do Uíge quer melhorias no saneamento básico

    Uíge - O governador do Uíge, Pinda Simão, apontou, nesta terça-feira, a melhoria do processo de saneamento básico nos bairros e o tratamento do lixo, com vista a mudar a imagem da capital da província e elevar o bem-estar social e a saúde das comunidades, como divisas para o presente ano.