Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Janeiro de 2014 | 14h57 - Actualizado em 28 Janeiro de 2014 | 17h18

Malanje: Municipio de Cahombo constrói infra-estruturas sociais

Cahombo - Doze salas de aulas, três casas para enfermeiros e médicos , bem como um centro profissional de informática vao ser construídos no presente ano no município Cahombo situado a 135 quilômetros da sede da capital de Malanje.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Novas infra-estruturas sociais

Foto: Angop

O facto foi hoje anunciado à Angop  pelo administrador  municipal, Francisco José, para quem tais acções estão enquadradas no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) para 2014.

A fonte informou também que dentro do mesmo Projecto será construidoido no município de Cahombo, eno presente ano, um armazém comunitário e um  mercado municipal.

Tais acções  e orçamento cujo montante nao revelou, foram  já aprovadas pelo governo provincial e aguardam apenas a sua execução .

Ainda no mesmo âmbito, segundo o administrador Francisco José, estão já em curso a terraplagem da estrada que liga a Comuna  de Cambo-Camana  à sede municipal de Cahombo, antes frequentada com muitos transtornos, bem como serão reabilitadas as estradas terciárias das comunas para permitir a circulação de pessoas e bens .

A fonte precisou igualmente que estarão em curso no presente ano acções, como a merenda escolar, que beneficiará mais de mil alunos da sede municipal e comunas, bem como se promoverá  o fomento das escolas de alfabetização na circunscrição .

Constam ainda das acções do município de Cahombo, segundo o administrador, a abertura de furos de água para beneficiar as populações locais, construção de sistemas de água potável nas comunas de Micanda  e Cambo-Camana, bem como o fomento da extensão rural.

O município de Cahombo possui uma superfície de cinco mil e 35 quilómetros quadrados e conta com uma população estimada em 18 mil e 362 habitantes , distribuída em quatro comunas, nomeadamente Micanda, Mbanji-ya-Angola, Cambo-Camana ,Cambo suinjiji  e a sede municipal.

A  população dedica-se  ao cultivo da batata doce, ginguba, gergelim, e mandioca, esta última em grande escala.

Neste município ficam localizadas as campas dos reis Ngola- Kiluanje , da rainha Njinga- Mbandy, na aldeia de Mukulu-a-ngola, na comuna de Mbanji ya Angola , tidos como heróis da resistência contra a ocupação colonial .

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 04/11/2018 04:17:02

    /Malanje: "Operação Resgate" vai combater transgressões administrativas

    Malanje - O delegado provincial do Ministério do Interior (MININT), comissário António José Bernardo, advertiu, sábado, naquela cidade, que a "Operação Resgate", com início previsto para terça-feira (6), não tem como missão a perseguição de populares, mas sim, evitar práticas que configuram desconformidade administrativa.

  • 29/10/2018 23:47:08

    Bairro da Carreira de Tiro conta com posto policial

    Malanje - O posto policial do bairro Carreira de Tiro, arredores da cidade de Malanje, iniciou as suas acções de alargamento do policiamento de proximidade.

  • 29/10/2018 22:01:31

    Arcebispo recomenda convivência harmoniosa

    Cacuso - O arcebispo metropolitano de Malanje, Dom Benedito Roberto, recomendou aos cidadãos para primarem por uma convivência harmoniosa e um sentido de missão.

  • 25/10/2018 18:03:45

    Antigos combatentes recebem tratamento psicológico

    Malanje - Mil e 49 antigos combatentes e deficientes de guerra controlados em Malanje poderão beneficiar, nos próximos dias, de tratamento de recuperação psicológica, com vista a sanar eventuais transtornos resultantes do envolvimento dos mesmos na luta de libertação nacional.