Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Dezembro de 2014 | 16h13 - Actualizado em 23 Dezembro de 2014 | 16h12

Lunda-Norte: Bispo da Diocese do Dundo considera positivo 2014

Dundo - O bispo da Diocese do Dundo, Dom Estanislau Marques Chindecasse, considerou, hoje, terça-feira, positivo 2014, porquanto as perspectivas são animadoras por terem aberto este ano uma paróquia no município de Capenda-Camulemba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop hoje, terça-feira, no Dundo, província da Lunda-Norte, Dom Estanislau Marques Chindecasse, disse que apesar da Diocese do Dundo ser a mais jovem de Angola, "está a consolidar-se paulatinamente e que as perspectivas são animadoras por terem aberto este ano uma paróquia no município de Capenda-Camulemba".

A mesma acção estender-se-á para os municípios de Caungula e Cuílo, bem como na nova centralidade do Dundo e na comuna do Lóvua para cumprir com outros desafios de ordem pastoral.

Dom Chindecasse reconheceu também estarem a trabalhar em estruturas precárias a nível de todas as paróquias, faltando infraestruturas adequadas para o funcionamento dos vários grupos e movimentos apostólicos da Diocese.

 Exortou ainda as comunidades a terem criatividade e o engenho de identificar as necessidades das distintas paróquias e assim ajudarem a resolvê-las, não esperando que se tenha muito dinheiro para a resolução dos problemas.

A Diocese do Dundo tem oito paróquias e prevê o aumento de outras a medida que forem adquirindo mais missionários.

Dom Chindecasse considerou insuficientes os sacerdotes existentes na Diocese, em número não revelado.

Por outro lado, explicou que a Diocese ainda não tem uma escola missionária para a formação de sacerdotes, estando a preconizar a construção do propedêutico, o que depende de financiamento.

Os seminaristas da Diocese do Dundo encontram-se a estudar em outras províncias de Angola.

Dom Chindecasse exortou à população da Lunda-Norte a festejar o Natal com a alegria, paz e respeito as diferenças, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, pautando pela prudência na condução.

Leia também
  • 24/01/2019 15:35:57

    Detido funcionário da Imogestim por falsificação de documentos

    Dundo - Um funcionário da empresa Imogestim, na Lunda Norte, encontra-se detido desde Novembro de 2018, por, supostamente, estar envolvido na atribuição ilícita de 29 apartamentos na Centralidade do Mussungue.

  • 10/01/2019 16:19:12

    Católicos angolanos participam na Jornada Mundial da Juventude no Panamá

    Luanda - Cinquenta e seis jovens angolanos viajam sexta-feira (11) para o Panamá, onde vão participar na 32º Jornada Mundial da Juventude Católica, a decorrer de 22 a 27 deste mês, na presença do Papa Francisco.

  • 05/01/2019 19:24:40

    Lunda Norte: Comunicação Social entre as prioridades para 2019

    Dundo - A extensão dos sinais da Rádio, Televisão, a expansão dos serviços da Agência Angola Press (Angop) e das Edições Novembro (Jornal de Angola) constam da prioridade na governação da Lunda Norte em 2019, como deu a conhecer hoje, sábado, no Dundo, o governador, Ernesto Muangala.

  • 05/01/2019 14:45:38

    Igreja Tocoista aponta prioridades para 2019

    Luanda - A construção de uma Clínica Universitária, a transmissão on-line dos serviços de Rádio e a contínua melhoria do ensino e aprendizagem são apontadas como prioridades da Igreja Tocoista para o ano em curso (2019).