Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Dezembro de 2014 | 16h13 - Actualizado em 23 Dezembro de 2014 | 16h12

Lunda-Norte: Bispo da Diocese do Dundo considera positivo 2014

Dundo - O bispo da Diocese do Dundo, Dom Estanislau Marques Chindecasse, considerou, hoje, terça-feira, positivo 2014, porquanto as perspectivas são animadoras por terem aberto este ano uma paróquia no município de Capenda-Camulemba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop hoje, terça-feira, no Dundo, província da Lunda-Norte, Dom Estanislau Marques Chindecasse, disse que apesar da Diocese do Dundo ser a mais jovem de Angola, "está a consolidar-se paulatinamente e que as perspectivas são animadoras por terem aberto este ano uma paróquia no município de Capenda-Camulemba".

A mesma acção estender-se-á para os municípios de Caungula e Cuílo, bem como na nova centralidade do Dundo e na comuna do Lóvua para cumprir com outros desafios de ordem pastoral.

Dom Chindecasse reconheceu também estarem a trabalhar em estruturas precárias a nível de todas as paróquias, faltando infraestruturas adequadas para o funcionamento dos vários grupos e movimentos apostólicos da Diocese.

 Exortou ainda as comunidades a terem criatividade e o engenho de identificar as necessidades das distintas paróquias e assim ajudarem a resolvê-las, não esperando que se tenha muito dinheiro para a resolução dos problemas.

A Diocese do Dundo tem oito paróquias e prevê o aumento de outras a medida que forem adquirindo mais missionários.

Dom Chindecasse considerou insuficientes os sacerdotes existentes na Diocese, em número não revelado.

Por outro lado, explicou que a Diocese ainda não tem uma escola missionária para a formação de sacerdotes, estando a preconizar a construção do propedêutico, o que depende de financiamento.

Os seminaristas da Diocese do Dundo encontram-se a estudar em outras províncias de Angola.

Dom Chindecasse exortou à população da Lunda-Norte a festejar o Natal com a alegria, paz e respeito as diferenças, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, pautando pela prudência na condução.

Leia também
  • 08/11/2018 15:29:37

    CICV desconhece violação de direitos humanos na Lunda Norte

    Dundo - O delegado da Cruz Vermelha Internacional (CICV) para Angola, Nelson Garcia, disse hoje, quinta-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, que não tem informações que indicam a existência de violações dos direitos humanos em Angola.

  • 05/11/2018 01:32:25

    Habitantes da região fronteiriça recorrem a serviços médicos na RDC

    Lóvua - Mais de 3.500 habitantes da Regedoria/Saimbuanda, província da Lunda Norte, recorrem à assistência sanitária e ensino primário da República Democrática do Congo (RDC), por falta de serviços e infra-estruturas afins na região.

  • 03/11/2018 02:34:47

    Bié: Pastor reprova uso de telemóveis durante o funeral

    Cuito - O pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola(IECA) no Cuito, província do Bié, António Feliciano Simão considerou na sexta-feira que o uso de telemóveis, durante os actos fúnebres, demonstra uma falta de respeito dos ente queridos e sobretudo de valores morais.

  • 30/10/2018 09:35:03

    Peregrinação à Muxima do Toco sem incidentes

    Lubango - A VII Peregrinação ao Santuário "Mamã Muxima do Toco" ultrapassou as expectativas da organização, devido ao engajamento dos peregrinos, tendo sido cumprido o programa na íntegra, considerou hoje, terça-feira, no Lubango, o pároco Américo Gomes.