Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Março de 2014 | 19h36 - Actualizado em 10 Março de 2014 | 19h36

Lunda Norte: Aberto ano de formação profissional

Dundo - Seiscentos e vinte e sete novos estudantes estão matriculados em cursos de formação técnico-profissional na província da Lunda Norte, cujo acto de abertura foi realizado hoje, segunda-feira, nesta cidade do Dundo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o responsável do Instituto de Emprego e Formação Profissional na localidade, Lopes Muamuhunga, que falava à imprensa durante o evento, dos 785 candidatos foram matriculados mais de 600 jovens, dos quais mais de 400 do sexo masculino.

Informou que desse número, o município de Tchitato, que tem os cursos de electricidade de baixa tensão, culinária, canalização, decoração e construção, é o mais representativo com mais de duzentos elementos, ao passo que Lucapa tem os cursos de contabilidade e gestão, corte e costura, electrónica, electricidade, frio industrial, informática, mecânica-auto e secretariado.

Em Capenda Camulemba, garantiu, são leccionadas as áreas de electricidade, construção civil, culinária e canalização e no Cuango apenas o de informática, no âmbito do Programa “Cidadania e Emprego”.

Acrescentou que a redução dos estudantes deveu-se à incipiente capacidade dos centros formativos, daí a necessidade do alargamento e construção das novas infra-estruturas adequadas, para corresponder com os níveis de crescimento em distintos domínios neste momento na região, além de contribuir no plano de formação que o país se propôs.

Por seu turno, o director provincial da Administração Pública ,Trabalho e Segurança Social, Paulo Alexandre Pequenino, afirmou que o Governo continua atento, no que diz respeito a formação de jovens na localidade, daí a dedicação e o empenho de formas a garantir uma formação condigna.

O acto foi presenciado por membros do Governo e formandos.

Lunda Norte tem um Centro Integrado, instalado em Lucapa, e seis centros móveis.

Leia também
  • 07/02/2019 18:38:40

    Mais de 600 agregados familiares inquiridos sobre despesas e emprego

    Dundo - O Inquérito de Despesas, Receitas e Emprego em Angola (IDREIA) terminou quarta-feira, na vila mineira de Cafunfo, Lunda Norte, com a envolvência de 664 agregados familiares.

  • 07/02/2019 14:37:57

    Polícia reforça cumprimento do Código de Estrada nos transportes escolares

    Luanda - A obrigatoriedade do cumprimento escrupuloso do Código de Estrada nos transportes escolares está a ser reforçada, com a realização de palestras e seminários envolvendo gestores, pais e encarregados de edução, sob coordenação de especialistas da Unidade de Trânsito de Luanda, com o intuito de evitar acidentes de viação.

  • 06/02/2019 17:07:59

    Minint encoraja cidadãos a solicitarem escolta

    Luanda - O director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior (Minint), intendente Mateus Rodrigues, reiterou hoje o apelo aos cidadãos, para solicitarem escolta quando transportarem avultadas somas monetárias.

  • 30/01/2019 17:54:25

    ANDA apoia mais de 60 mil pessoas em 27 anos

    Luanda - Sessenta mil novecentos e noventa pessoas com deficiência beneficiaram de projectos realizados nos últimos 27 anos pela Associação Nacional de Deficientes de Angola (ANDA), informou nesta quarta-feira, o seu presidente, Silva Lopes Etiambulo.