Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Abril de 2014 | 15h30 - Actualizado em 02 Abril de 2014 | 15h30

Benguela: Paz impulsiona bem-estar social da população no Cubal

Cubal - O administrador municipal do Cubal, província de Benguela, António Saraiva, considerou hoje, quarta-feira, a paz como factor determinante para o bem-estar social das populações.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ponte sobre o Rio Cubal aquando da sua inauguração

Foto: Lino Guimarães

O responsável fez estas considerações quando dissertava na abertura da jornada alusivas aos 12 anos de paz em Angola, tendo feito uma trajectória histórica da luta desde a ocupação colonial portuguesa, as guerras subsequentes até à conquista da paz, cujo mérito atribuiu aos angolanos.

De acordo com António Saraiva, a paz trouxe para o país a liberdade, a constituição de um estado de direito e democrático e o desenvolvimento sustentado.

"Perante este facto, hoje assiste-se um pouco por todo o país acções nos mais variados domínios da vida económica e social, cujos reflexos incidem na melhoria das vidas da população", disse.

Como ganhos da paz no Cubal, o administrador apontou ainda a execução de 50 pontos de água, com particular realce para a zona rural, a construção do polo industrial com a finalidade de potenciar os produtores de cereais e material agrícola e desta forma contribuir para economia nacional.

Está em fase final, acrescentou, a construção de duas escolas de formação média, sendo uma de saúde e outra politécnica, para enfermagem geral e cursos de contabilidade informática, mecânica e motores, projectistas e desenho respectivamente, bem como uma instituição de ensino técnico agrário no Alto-Kapaca, já concluída.

António Saraiva anunciou ter a municipalização dos serviços, imprimido uma outra dinâmica no atendimento ao público, como resultado do Orçamento Geral do Estado, dotou de verbas o hospital municipal e o missionário da Nossa Senhora da Paz, para além da repartição municipal de Saúde e o de Educação.

Face a todas as acções em curso e por se realizar, que visam a primeira instancia a melhoria de condições sociais básicas da população, António Saraiva, convidou todos os citadinos a reflectirem sobre os projectos em curso no país.

Participaram no acto, membros do Governo e do Conselho de Auscultação e concertação social, entidades eclesiásticas e tradicionais, líderes políticos, entidades militares e para militares, estudantes, entre outros.

Para as comemorações dos 12 anos de paz em Angola, actividades recreativas, desportivas, culturais e politicas estão a ser desenvolvidas no município, estando o acto central local marcado para a comuna da Capupa.

Assuntos Paz   Província » Benguela  

Leia também
  • 08/11/2018 17:15:30

    Paz exercício de soberania e segurança - diz responsável

    Luanda - A construção da paz é um exercício de soberania e de segurança nacional, por constituir a base para a defesa e preservação do bem comum, cujo objectivo fundamental deverá ser dotado as crianças e adultos, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, o director-geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus.

  • 01/11/2018 18:10:32

    Estudantes da ADPP Benguela visitam Porto do Lobito

    Lobito - Um grupo de 43 estudantes da Escola Polivalente e Profissional afecta à organização não-governamental angolana Ajuda para Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), em Benguela, visitou, nesta quinta-feira, o Porto Comercial do Lobito, a fim de conhecer a dimensão e importância da infra-estrutura.

  • 01/11/2018 11:12:43

    Menor de sete anos morre afogado em lagoa

    Benguela - Uma criança de sete anos de idade morreu afogada na tarde desta quarta-feira, no bairro do Casseque, arredores da cidade de Benguela, quando se encontrava a pescar numa lagoa, na companhia de amigos.

  • 30/10/2018 21:30:14

    Sociedade encoraja serviço público da ANGOP

    Benguela - O serviço público de informação prestado há 43 anos pela Agência Angola Press (ANGOP) foi destacado hoje, terça-feira, em Benguela, por responsáveis de distintos sectores da vida social e económica nesta região.