Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Abril de 2014 | 05h04 - Actualizado em 02 Abril de 2014 | 07h41

Lunda-Norte: Município de Xá-Muteba Ganha nova imagem nas comemorações do dia da paz

Xá-Muteba - O município de Xá-Muteba (Lunda-Norte) está a ganhar uma nova imagem com as inaugurações de novas infraestruturas sociais em vários domínios, sobretudo na educação, no âmbito das comemorações do décimo segundo aniversário do dia da paz e reconciliação nacional, a assinalar-se sexta-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Várias infraestruturas foram inauguradas nesta terça-feira a nível do município, em actos dirigidos pela vice governadora para o sector político e social Angelica Nené Curita Ihungo.

Trata-se de duas escolas de cinco salas de aulas devidamente equipadas, incluindo um gabinete para o director, área administrativa, entre outros compartimentos cada uma, localizadas nas regedorias de Kitamba-kia-kieta e de Mongua-quinguiri com vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

A primeira escola possui uma capacidade para albergar mais de mil alunos em três turnos, tendo como fonte alternaltiva um grupo gerador de 30 kwas para permitir o funcionamento normal do estabelecimento no período nocturno, ao passo que a outra instituição tem a capacidade para 490 discentes em dois turnos respectivamente.

A execusão dos dois projectos, que durou cinco meses, orçou em mais de 70 milhões de kwanzas, deixando maior parte das crianças
estudarem em empreendimentos precário nas referidas áreas.

Igualmente foram inaugurados uma nova casa protocolar do tipo T5 construida em nove meses numa área de 2.500 m2 que orçou em 40 milhões de kwanzas incluindo o apetrecho, e um edifício para depósito de medicamentos num valor de 25 milhões de kwanzas, com capacidade de armazenar 80 toneladas, todos na sede municipal.

O programa do dia da paz e reconciliação nacional contemplou ainda um anfiteatro para acomodar aproximadamente 50 pessoas, tendo custado dos cofres do Estado 39 milhões de kwanzas.

Em declarações à imprensa, o administrador local Jõao Uarinhenga afirmou que os 12 anos de paz, constitui um facto consumado, notando-se um crescimento substancial em diversificadas áreas de forma a garantir uma nova imagem ao município que dirige.

No âmbito das festividades preve-se ainda a inauguração de outros empreendimentos como uma morgue, um posto de saúde e de emissão de bilhete de identidade.

O município de Xá-Muteba tem uma população estimada em 21 mil habitantes.

Assuntos Paz  

Leia também
  • 08/11/2018 17:15:30

    Paz exercício de soberania e segurança - diz responsável

    Luanda - A construção da paz é um exercício de soberania e de segurança nacional, por constituir a base para a defesa e preservação do bem comum, cujo objectivo fundamental deverá ser dotado as crianças e adultos, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, o director-geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus.

  • 09/04/2018 14:20:27

    Destacado contributo da igreja na conquista da paz

    Menongue - O papel exercido pelas igrejas cristãs em Angola para a conquista da paz em 2002, no processo de unidade e reconciliação nacional, foi destacado, no fim-de-semana, pela vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Sara Luísa Mateus.

  • 05/04/2018 00:01:21

    Religiosos destacam livre circulação entre os ganhos da paz

    Menongue - A livre circulação de pessoas e bens nas estradas nacionais foi apontada ,quarta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, pelos líderes religiosos de diferentes denominações, como fruto do alcance da paz em 2002.

  • 03/04/2018 11:31:28

    Religioso destaca expansão do evangelho em tempo de paz

    Ondjiva - O crescimento e expansão do evangelho nos seis municípios da província do Cunene, nos 16 anos de paz no país, foi destacado hoje, terça-feira, em Ondjiva, pelo pastor da Igreja Evangélica Luterana de Angola (IELA), Wilhem Lucas Tyoya.