Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

01 Abril de 2014 | 12h51 - Actualizado em 01 Abril de 2014 | 12h52

Uíge: Administradora do Bungo destaca reabilitação de estradas como ganhos da paz

Uíge - A facilidade de comunicação rodoviária, que permite a livre circulação de pessoas e bens na região, foi apontada hoje, terça-feira, pela administradora do município do Bungo, Helena Antunes Ferraz, como um dos ganhos da paz na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje à Angop, a gestora disse que graças a paz a população da região pode facilmente circular em todos os pontos da província sem constrangimentos.

“ Hoje em dia temos a estrada nacional 220, que liga a província do Uíge à Capital do país, Luanda, bem como à República Democrática do Congo, sem constrangimentos. Os municípios de Negage, Bungo, Damba até Maquela do Zombo e outros podem ser percorridos em menos de quatro horas o que era difícil antes da assinatura dos acordos de Paz em 2002”, lembrou Helena Antunes.

A administradora fez saber que, a nível do seu município, foram igualmente reabilitadas algumas estradas terciárias que estão a facilitar a circulação dos  munícipes circunvizinhos como Mucaba e Puri.

Para si, durante os 12 anos de paz, a vila do Bungo beneficiou de inúmeras infra-estruturas sociais, económicas e desportivas, como escolas e Centro de Oftalmologia de referência e o hospital municipal com capacidade para internar 72 pacientes.

“ A nível das regedorias e aldeias foi possível a construção de postos e centros médicos que têm permitido, com êxitos, a assistência médica e medicamentosa da população. Os habitantes são atendidos por médicos nacionais e estrangeiros, bem como enfermeiros”, indicou a gestora.

Avançou igualmente, sem citar números,  que neste período de paz registou-se um aumento considerável de alunos e professores, a nível da circunscrição graças a proximidade dos respectivos serviços junto das comunidades.

“ Temos a operar no município uma empresas de telefonia móvel privada em perfeitas condições, que permite as famílias comunicarem-se com o resto do país e do mundo. O sinal da TPA e da RNA é transmitido todos os dias, isto reflecte-se nos ganhos da paz,”, disse Helena Antunes Ferraz.

A administradora deu a conhecer que em alusão ao 12º aniversário da Paz, a assinalar-se a 4 de Abril, administração do Bungo agendou uma missa de acção de graças com participação de todas as igrejas sediadas na vila, bem como actividades culturais, recreativas e desportivas.

O município do Bungo, um dos 16 que compõem a província do Uíge, possui uma população estimada em 44 mil habitantes, distribuídos em 60 aldeias e 12 regedorias.

Assuntos Província » Uíge  

Leia também
  • 12/11/2018 12:43:37

    População da Lunda Norte e Uíge beneficia de sistemas de água

    Caungula -Três mil habitantes dos bairros Cambaxi, Lukokessa e Saikaxi, na periferia da sede do município de Caúngula, na Lunda Norte, já têm água potável, pela primeira vez, próximo das suas residências, com a inauguração, domingo, de sistemas de perfuração do solo.

  • 11/11/2018 08:28:25

    Metade das residências do Quilomoço entregue aos respectivos moradores

    Uíge - Quinhentas e cinco residências da centralidade Horizonte do Quilomoço, na cidade do Uíge, foram entregues aos moradores, desde o passado mês de Agosto, data de início do processo de comercialização.

  • 05/11/2018 17:29:33

    Mais de 20 crianças recebem BI no primeiro dia da campanha no Uíge

    Uíge - Vinte e sete crianças, dos seis aos 17 anos de idade, que apresentaram os processos completos (fotocopias integrais), adquiriram, sábado último, nesta cidade, os seus Bilhetes de Identidade (BI), no âmbito da campanha denominada "BI Dipanda", em saudação ao 11 de Novembro, dia da independência nacional.

  • 05/11/2018 12:21:59

    Chuva desaloja mais de mil famílias no Kimbele

    Uíge - Mil e 61 famílias de várias povoações do município de Kimbele ficaram sem abrigo, em consequência da chuva d nos últimos dias na região, tendo destruído 214 residências.