Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Abril de 2014 | 02h09 - Actualizado em 13 Abril de 2014 | 01h25

Cuanza Norte: População de Bengueji ganha nova unidade sanitária e escola do I ciclo

Quiculungo - A população do sector administrativo do Bengueji, afecto ao município de Quiculungo, Cuanza Norte, conta, deste o último fim de semana, com uma nova unidade sanitária e uma escola do I ciclo, inauguradas pelo vice-governador para o sector económico, Manuel Abreu Pereira da Silva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Construída num período de 90 dias, a unidade sanitária conta com um consultório, farmácia, salas de parto e pós-parto, balneários, entre outras dependências, e com iluminação garantida a base de energia solar.

Construído no âmbito do “Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza", a implementação da unidade de saúde orçou à Administração Municipal de Quiculungo 15 milhões de Kwanzas.

Já a escola, construída em igual período de tempo, conta com quatro salas de aulas com capacidade de 45 alunos cada, área administrativa, balneários e importou 18 milhões de Kwanzas.

Durante o acto de inauguração, o vice-governador do Cuanza Norte para o sector económico, Manuel Abreu Pereira da Silva, referiu que os empreendimentos trarão benefícios directos as populações do sector, porque as mesmas deixarão de percorrer longas distâncias a procura desses serviços.

Assegurou que o Governo da província continuará a criar condições básicas nas comunidades com a construção de diversas infra-estruturas, tendo apelado os beneficiários a cuidarem dos bens postos a sua disposição.

Por seu turno, o soba geral do sector, Gabriel Kudiateque, disse que com a construção da escola do I ciclo na região resolveu-se um problema para os encarregados de edução que sentiam-se obrigados a levar os filhos a outras regiões do município ou da província para prosseguirem os seus estudos.

As infra-estruturas estão edificadas na povoação de Cacochi, sede do referido sector administrativo, há 25 quilómetros da vila de Quiculungo, capital do município com o mesmo nome.

Com uma população estimada em quatro mil, 250 habitantes distribuídos por seis aldeias, o sector do Bengueji compreende uma extensão territorial de 98 quilómetros quadrados.

Leia também
  • 16/11/2018 06:01:00

    Polícia Nacional promove feira do motoqueiro

    Ndalatando - A unidade de Trânsito do Comando Provincial do Cuanza Norte da Polícia Nacional promove a partir de hoje, quinta-feira, em Ndalatando, uma feira do motoqueiro, em alusão ao dia mundial das "Vitimas nas Estradas", que se comemora no domingo (18).

  • 15/11/2018 19:51:04

    Televisão pública lidera audiências em Angola

    Luanda - A Televisão Pública de Angola (TPA) lidera as audiências televisivas angolanas no plano nacional, com 24,9 porcento, indica um estudo da Marktest Angola a que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira, em Luanda.

  • 15/11/2018 03:51:09

    Acidentes de viação causam 74 mortes em 10 meses na província

    Ndalatando - Setenta e quatro pessoas morreram e 438 ficaram feridas, em consequência de 311 acidentes de viação registados de Janeiro a Outubro deste ano, no Cuanza Norte, informou quarta-feira, em Ndalatando, o chefe de Departamento de Segurança de Trânsito e Prevenção Rodoviária da Direcção Provincial de Viação e Trânsito, 1º subchefe Rui Soares.

  • 15/11/2018 03:40:09

    Nutricionista recomenda ensinar alimentação saudável desde criança

    Ndalatando - A nutricionista Maria Wilson Tati recomendou quarta- feira em Ndalatando, província do Cuanza Norte, a necessidade de ensinar a alimentação saudável desde criança às pessoas.