Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Abril de 2014 | 02h09 - Actualizado em 13 Abril de 2014 | 01h25

Cuanza Norte: População de Bengueji ganha nova unidade sanitária e escola do I ciclo

Quiculungo - A população do sector administrativo do Bengueji, afecto ao município de Quiculungo, Cuanza Norte, conta, deste o último fim de semana, com uma nova unidade sanitária e uma escola do I ciclo, inauguradas pelo vice-governador para o sector económico, Manuel Abreu Pereira da Silva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Construída num período de 90 dias, a unidade sanitária conta com um consultório, farmácia, salas de parto e pós-parto, balneários, entre outras dependências, e com iluminação garantida a base de energia solar.

Construído no âmbito do “Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza", a implementação da unidade de saúde orçou à Administração Municipal de Quiculungo 15 milhões de Kwanzas.

Já a escola, construída em igual período de tempo, conta com quatro salas de aulas com capacidade de 45 alunos cada, área administrativa, balneários e importou 18 milhões de Kwanzas.

Durante o acto de inauguração, o vice-governador do Cuanza Norte para o sector económico, Manuel Abreu Pereira da Silva, referiu que os empreendimentos trarão benefícios directos as populações do sector, porque as mesmas deixarão de percorrer longas distâncias a procura desses serviços.

Assegurou que o Governo da província continuará a criar condições básicas nas comunidades com a construção de diversas infra-estruturas, tendo apelado os beneficiários a cuidarem dos bens postos a sua disposição.

Por seu turno, o soba geral do sector, Gabriel Kudiateque, disse que com a construção da escola do I ciclo na região resolveu-se um problema para os encarregados de edução que sentiam-se obrigados a levar os filhos a outras regiões do município ou da província para prosseguirem os seus estudos.

As infra-estruturas estão edificadas na povoação de Cacochi, sede do referido sector administrativo, há 25 quilómetros da vila de Quiculungo, capital do município com o mesmo nome.

Com uma população estimada em quatro mil, 250 habitantes distribuídos por seis aldeias, o sector do Bengueji compreende uma extensão territorial de 98 quilómetros quadrados.

Leia também
  • 06/02/2019 11:16:38

    Acidentes de viação causam 92 mortes em 12 meses no Cuanza Norte

    Ndalatando - Noventa e duas pessoas morreram e 523 ficaram feridas em consequência de 383 acidentes de viação registados entre Janeiro a Dezembro de 2018 no Cuanza Norte, informou o Comando Provincial da Polícia Nacional.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 02/02/2019 11:48:28

    Cuanza Norte: Arranque da campanha de sensibilização contra violência doméstica

    Ndalatando - O Gabinete Provincial do Cuanza Norte de Acção Social, Família e Igualdade de Género realiza desde sexta-feira, no município do Cazengo, uma campanha de sensibilização porta-à-porta, destinada a prevenir casos de violência doméstica e restaurar a harmonia e coesão familiar.

  • 01/02/2019 20:53:35

    PN arrecada mais de dois milhões AKZ em multas

    Ndalatando - Dois milhões, 414 mil e 454 kwanzas é o valor arrecadado, em uma semana, pela Polícia de Viação e Trânsito no Cuanza Norte, mais 24 mil e 730 kwanzas, comparativamente ao igual período anterior, resultante de 149 (+29) multas aplicadas aos automobilistas e motociclistas por diversas violações às normas que regem o Código de Estrada.