Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Junho de 2014 | 17h30 - Actualizado em 27 Junho de 2014 | 17h30

Mais de 200 mulheres reunidas em fórum de auscultação em Cazombo

Cazombo - Mais de 200 mulheres rurais do município do Alto-Zambeze estiveram reunidas, hoje, sexta-feira, em Cazombo, para debater preocupações que mais lhes afectam e sugerir soluções viáveis.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O fórum de auscultação decorreu sob orientação da administradora municipal Adelina Chilica, que no acto de abertura convidou as participantes a apresentarem ideias construtivas que ajudam a melhorar as condições de vida das famílias rurais.  

Adiantou que aspectos ligados ao ensino, formação profissional, agricultura, acesso ao primeiro emprego, crédito bancário, comunicação e informação, água potável, energia eléctrica, saúde, habitação condigna, terra e segurança social são identificadas como as principais inquietações que mais afligem a mulher do meio rural.   

A administradora frisou que durante muitos séculos, a mulher era tratada como um mero instrumento, mas hoje a situação é diferente, por isso, deve se impôr em todos os domínios da vida sócioeconómica, para a igualdade do género.   

 Explicou que os fóruns de auscultação, que decorrem em todo o país, são uma orientação do Chefe do Executivo angolano, José Eduardo dos Santos, com vista a recolha de subsídios para actualização do programa nacional de apoio à mulher rural.

Participam no fórum municipal, com  duração de dois dias, representantes de distintos extractos da sociedade civil, além da Rainha Nhakatolo Chilombo como convida de honra.

Leia também
  • 01/02/2019 21:27:44

    PN frusta tentativa de contrabando de combustível nos Bundas

    Luena - Vinte e quatro mil litros de combustível, que se destinava ao contrabando na República da Zâmbia, foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), nos postos terrestres do Muica e Malundo, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico).

  • 24/01/2019 19:40:23

    Anciã escapa de violação sexual no Luena

    Luena - Uma anciã de 72 anos de idade escapou, quarta-feira, no bairro Samafo, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, de uma tentativa de violação sexual, presumivelmente perpetrada por um cidadão de 29 anos.

  • 23/01/2019 16:46:07

    Governador do Moxico quer administração moderna

    Luena - Os membros do governo provincial do Moxico foram, nesta quarta-feira, aconselhados, no Luena, a pautarem por uma administração moderna, baseada numa governação organizada, participativa, partilhada e dinâmica, onde a comunicação e consulta seja fundamental.

  • 20/01/2019 18:44:40

    Jovem apanhado em flagrante a vandalizar escola no Moxico

    Luena - Um jovem de 26 anos de idade foi apanhado, neste domingo, em flagrante, a vandalizar a escola primária 172, do bairro Vila Luso, arredores da cidade do Luena.