Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Fevereiro de 2015 | 15h56 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2015 | 18h22

Instituto Angolano da Juventude vai acelerar a resolução dos problemas dos jovens

Luena- A criação do Instituto Angolano da Juventude (IAJ) pelo Executivo Angolano tem, entre outras atribuições, operacionalizar os programas virados a juventude, para serem resolvidos com maior celeridade, afirmou hoje, quinta-feira, o seu director-geral, Cláudio Aguiar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

cláudio aguiar, director-geral do iaj

Foto: arquivo/Lino Guimarães

Ao dissertar o tema “Estratégia de Implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento 2014-2017, no domínio da Juventude e Desportos”, na 13ª edição do CANFEU que decorre no Luena, esclareceu que a instituição é autónoma e visa dinamizar a resolução dos problemas que afectam a juventude.

Revelou que o grande desafio do IAJ passa em cumprir até 80 porcento das acções constantes no Plano Nacional da Juventude até 2017 (PNJ), cuja implementação decorre de forma positiva.

Explicou que a elaboração do Programa Nacional da Juventude foi antecedida de uma ampla consulta nacional que envolveu quase um milhão de jovens, tendo transformado as preocupações apresentadas em acções para serem resolvidas.

A sua implementação, disse, é transversal, envolvendo todos departamentos ministeriais. No caso do Ministério do Ensino Superior, aumentou o número de bolsas de estudos internas e externas, uma das acções constantes do PNJ.

O responsável explicou que os governos provinciais foram orientados para atribuírem, nos projectos habitacionais em construções, 30 porcento de quota para a juventude, mesma quota para distribuição dos terrenos, no âmbito do programa da auto-construção dirigida.

Cláudio Aguiar reforçou que o Ministério da Juventude e Desportos, na área da juventude, lançou este ano, em Malanje, o programa “Conjovem”, um centro de incubadora de negócios para jovens, estimulando as iniciativas e financiamentos ao empreendedorismo, que, a breve trecho terá abrangência nacional.

Assegurou que não obstante os constrangimentos provocados pela queda do preço de petróleo, o Executivo continuará a implementar as acções contidas no Plano Nacional da Juventude.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/02/2019 21:27:44

    PN frusta tentativa de contrabando de combustível nos Bundas

    Luena - Vinte e quatro mil litros de combustível, que se destinava ao contrabando na República da Zâmbia, foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), nos postos terrestres do Muica e Malundo, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico).

  • 24/01/2019 19:40:23

    Anciã escapa de violação sexual no Luena

    Luena - Uma anciã de 72 anos de idade escapou, quarta-feira, no bairro Samafo, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, de uma tentativa de violação sexual, presumivelmente perpetrada por um cidadão de 29 anos.

  • 23/01/2019 16:46:07

    Governador do Moxico quer administração moderna

    Luena - Os membros do governo provincial do Moxico foram, nesta quarta-feira, aconselhados, no Luena, a pautarem por uma administração moderna, baseada numa governação organizada, participativa, partilhada e dinâmica, onde a comunicação e consulta seja fundamental.

  • 20/01/2019 18:44:40

    Jovem apanhado em flagrante a vandalizar escola no Moxico

    Luena - Um jovem de 26 anos de idade foi apanhado, neste domingo, em flagrante, a vandalizar a escola primária 172, do bairro Vila Luso, arredores da cidade do Luena.