Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Março de 2015 | 16h29 - Actualizado em 18 Março de 2015 | 16h52

Benguela: Forças Armadas e Polícia Nacional intervêm na limpeza no Lobito após chuvas

Benguela - Oitocentos efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional (PN) realizam a partir de hoje, quarta-feira, uma ampla operação de desobstrução das valas de drenagem, remoção de lama e acúmulo de lixo em diferentes pontos da cidade do Lobito e arredores, em decorrência das fortes chuvas que caíram nos últimos dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

FAA e Policia Nacional vão operar na desobstrução de valas de drenagem

Foto: José Honório

A informação foi avançada em conferência de imprensa pelo governador de Benguela, Isaac Maria dos Anjos, anunciando que na campanha de limpeza participam 600 efectivos dos três ramos das Forças Armadas Angolanas, nomeadamente Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra e 200 da Polícia Nacional.

Segundo o governante, os trabalhos de limpeza no Lobito vão decorrer de uma forma alternada até sábado próximo, sendo que cada um dos três ramos das FAA e a corporação policial têm as áreas já demarcadas para intervir a partir de hoje.

Explicou ainda que as comunidades estão orientadas a fazer apenas a limpeza dos seus bairros, não devendo transitar para outras áreas, na medida em que vão estar disponíveis camiões para a recolha do lixo a ser concentrados em pontos indicados.

Quanto às valas de drenagem, assegurou que as máquinas estão a operar exclusivamente naquelas consideradas fundamentais para a drenagem da cidade do Lobito e, nesse aspecto, as forças de segurança mobilizadas vão auxiliar para reverter o actual cenário. 

“A nossa concentração de acção foi para aliviar e limpar as valas de drenagem essenciais da cidade do Lobito”, como refere o governador de Benguela, reconhecendo que muitas destas valas estão obstruídas com construções, tratando-se dum problema que só será resolvido com o tempo.

Admitiu  a preocupação com a limpeza do Lobito, sobretudo das moradias e agradeceu a todos quantos queiram contribuir voluntariamente na campanha de limpeza.

“Há o desejo de vários cidadãos participarem na limpeza da cidade do Lobito, mas entendemos que devemos promover essa limpeza com os ramos das FAA e da Polícia Nacional”, referiu Isaac dos Anjos, sublinhando que as unidades militares em conjunto com a polícia são responsáveis pela intervenção.

Segundo dados provisórios da Comissão Provincial de Protecção Civil e Bombeiros, a forte chuva que caiu no dia 11 de Março, no Lobito, causou 70 mortos, além de 119 casas desabadas (69 no Lobito e 50 na Catumbela), 71 sem cobertura em ambas as localidades, 10 escolas inundadas e duas igrejas destruídas.

Leia também
  • 06/02/2019 12:21:53

    Loja dos Registos gastava um milhão de kwanzas/mês em combustíveis

    Benguela - O serviço integrado de registos " Loja dos Registos", sedeado no município de Benguela, gastava mensalmente um milhão de kwanzas em combustíveis e manutenção do seu gerador, devido a falta de energia eléctrica da rede pública naquela instituição, desde a sua inauguração em 2014.

  • 05/02/2019 21:00:53

    Mais de 500 Jovens concluem cursos profissionais no Lobito

    Lobito - Acima de quinhentos jovens, com idades entre os vinte e trinta anos, concluíram hoje (terça-feira), no município do Lobito, em Benguela, vários cursos técnico-profissionais básicos, proporcionados pelo Centro de Formação JA Rubem.

  • 05/02/2019 12:34:14

    Irmãs gémeas morrem afogadas no rio Cuporolo

    Benguela - Irmãs gémeas de três anos de idade morreram afogadas neste fim-de-semana, no rio Cuporolo, comuna do Dombe Grande, município da Baía-Farta, onde se encontravam a brincar com outras crianças, soube hoje, terça-feira, a Angop.

  • 03/02/2019 22:46:34

    Pastores tocoistas debatem o papel da igreja nas autarquias locais

    Benguela - O papel da igreja na divulgação e consciencialização dos fiéis sobre o pacote legislativo das autarquias locais foi o tema central de um seminário dirigido a pastores da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Tocoistas”, que hoje terminou.