Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Maio de 2015 | 13h24 - Actualizado em 14 Maio de 2015 | 13h24

Moxico: Abertas comemorações dos 59 anos da cidade do Luena

Luena - Uma palestra sobre o processo de ascensão do Luena à categoria de cidade e a sua evolução marcou quarta-feira, nesta cidade, a abertura do programa da 3ª edição das comemorações dos 59 anos da capital do Moxico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O administrador municipal do Moxico (sede), Bento Luembe Paulino, na palestra retratou as metamorfoses da já conhecida “cidade da paz”, elevada a esta categoria a 18 de Maio de 1956.

Explicou que o consenso da data (18 de Maio de 1956), só foi possível depois de um árduo trabalho orientado pelo Ministério da Administração e Território, que recomenda estudos profundos sobre as datas da elevação das cidades, províncias e municípios do país.

Assegurou que com o processo esclareceu-se, em colaboração com intelectuais, historiadores, autoridades tradicionais e religiosas, a dúvida que pairava entre as datas de elevação da ex-vila Luso à categoria de cidade do Luena (18 de Maio de 1956) e o então distrito do Moxico para província (15 Setembro de 1917).

Na senda das origens desta região do leste do país, Bento Paulino, recordou aos presentes que enquanto Angola, considerada na era colonial como província ultramarina portuguesa, a actual província era apenas uma zona que fazia parte ao distrito do Silva Porto, actual província do Bié.

Porém, a restruturação administrativa e arquitetónica da maior província de Angola (com 223,023 km2, cerca de 17, 9 porcento do território nacional), iniciou em 1917, altura em que tomou o estatuto de distrito, à luz da portaria 3.000/356, com Dom António de Almeida, a se tornar no primeiro governador que ficou no cargo durante 25 anos, disse.

A ex-vila Luso foi fundada pelo tenente-coronel Trigo Teixeira, em Março de 1895, na sua primeira expedição à região, após a extinção da primeira sede provincial, o Moxico Velho, que dista a 18 quilómetros da cidade do Luena.

Com a mudança do nome para Luena, a cidade se tornou na comuna satélite do município sede (Moxico), e é a capital da província com o mesmo nome, habitada por mais de 300 mil pessoas.

Para saudar a data, estão programadas actividades desportivas, recreativa, culturais e campanhas de limpeza.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/02/2019 21:27:44

    PN frusta tentativa de contrabando de combustível nos Bundas

    Luena - Vinte e quatro mil litros de combustível, que se destinava ao contrabando na República da Zâmbia, foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), nos postos terrestres do Muica e Malundo, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico).

  • 24/01/2019 19:40:23

    Anciã escapa de violação sexual no Luena

    Luena - Uma anciã de 72 anos de idade escapou, quarta-feira, no bairro Samafo, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, de uma tentativa de violação sexual, presumivelmente perpetrada por um cidadão de 29 anos.

  • 23/01/2019 16:46:07

    Governador do Moxico quer administração moderna

    Luena - Os membros do governo provincial do Moxico foram, nesta quarta-feira, aconselhados, no Luena, a pautarem por uma administração moderna, baseada numa governação organizada, participativa, partilhada e dinâmica, onde a comunicação e consulta seja fundamental.

  • 20/01/2019 18:44:40

    Jovem apanhado em flagrante a vandalizar escola no Moxico

    Luena - Um jovem de 26 anos de idade foi apanhado, neste domingo, em flagrante, a vandalizar a escola primária 172, do bairro Vila Luso, arredores da cidade do Luena.