Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Agosto de 2015 | 16h43 - Actualizado em 03 Agosto de 2015 | 16h43

Cuanza Sul: Cidadãos querem limpeza das valas de drenagens

Sumbe - Residentes no bairro da Bumba , periferia do Sumbe, Cuanza Sul , defenderam hoje , segunda-feira, nesta cidade, o envolvimento da comunidade na limpeza das valas, visando a melhoria da capacidade de encaixe e drenagens das águas na época chuvosa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 Instados sobre “a conservação e limpeza das valas de drenagens”, João Mário afirmou que “quem deita lixo nas valas são os moradores do bairro, bem como os vendedores do  mercado que funciona nas proximidades e urge a necessidade da fiscalização da administração municipal , comissões de bairro e autoridades tradicionais, para persuadir os cidadãos no sentido de contribuírem na retirada do lixo”.

“ Não é uma situação boa , visto que com muito lixo impossibilita a drenagem das águas das chuvas e provoca muitas doenças , daqui a conscientização dos cidadãos no sentido de limparem as valas,” acrescentou  Maria Júlia vendedora no mercado local.

Maria Júlia defende a penalização dos cidadãos que deitam lixo nas valas, visto que as mesmas estão em obras de requalificação ,bem como a criação de brigadas de fiscalização e a colocação de contentores .

Viriato Narciso lembrou  que no bairro da Bumba passa a maior estrutura de drenagens de águas pluviais a céu aberto que desenboca no mar,  mas que a mesma está cheia de lixo, areia entre outros resíduos, dificultando o normal escoamento das águas.

Para si, deve haver esforço conjugado entre os moradores e as autoridades no sentido  de ser valorizado  os trabalhos já  efectuados nas valas  no ambito do processo de requalificação da cidade .

A segunda fase de requalificação da  cidade  do Sumbe abrange a drenagem de 2.788.60 metros , 3.371 metros e  esgotos 3.371 metros.

Leia também