Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Outubro de 2015 | 12h16 - Actualizado em 08 Outubro de 2015 | 12h15

Assinala-se sexta-feira o Dia Mundial dos Correios

Luanda - Comemora-se sexta-feira, 9 de Outubro, o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 191 países, e da assinatura do Tratado de Berna, em 1874.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Edifício dos Correios de Angola (arquivo)

Foto: Angop

Criada em Berna, Suíça, a UPU tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas de cada Estado-membro.

A data é actualmente comemorada por vários países do Mundo porque os correios continuam a ter um papel muito importante na história das comunicações.

Os pioneiros da comunicação postal foram os chineses, mas os primeiros despachos por via aérea talvez tenham sido feitos pelos cretenses e fenícios, usando pombos e andorinhas.

O receio de que a correspondência fosse violada levou as pessoas a procurarem métodos secretos de comunicação.

Conta-se que, na Pérsia, um senhor rapou o cabelo do seu escravo, escreveu a mensagem sobre o couro cabeludo, esperou que o cabelo crescesse e despachou-o para o destinatário. Este só precisou de uma tesoura para ter acesso ao texto secreto.

Antigamente não era fácil ser “carteiro”, porque mesmo as maiores distâncias eram percorridas a pé e havia muitos salteadores. Por isso, só as pessoas importantes, como os reis, tinham mensageiros ao seu serviço.

Em Angola, o serviço de c correios é centenário, com um longo historial e presença marcante junto das populações e instituições que tem servido.

Com a separação num passado recente das actividades de correios e de telecomunicações, foi criada em 1980 a Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola, E. P. (Correios de Angola), sob tutela do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Direcção Nacional dos Correios.

Os novos desafios determinam uma nova missão para os Correios de Angola, assente na modernização e mudança organizacional, visando a melhoria de fiabilidade, segurança e rapidez dos seus serviços.

Sobre o uso de Internet (e-mail) nas estações de correios, o serviço já está a ser em algumas estações e espera que a adesão seja maior nos próximos tempos, porquanto trabalha-se na conclusão do processo de modernização”.

Assuntos Efeméride  

Leia também
  • 02/11/2018 18:52:22

    Militares no Moxico apelam a honra aos heróis

    Luena - Os militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) na Reigão Militar Leste (RML), Moxico, consideram que uma das melhores formas de honrar os heróis do país é a luta e o trabalho para a edificação da democracia em Angola.

  • 02/11/2018 18:13:34

    Padre na huíla critica desrespeito ao sagrado

    Lubango - O vigário-geral da Sé Catedral do Lubango, Pacheco Jonas Simão, criticou, hoje, a "banalização das coisas sérias" em que as pessoas, por exemplo, tratam os cemitérios sem respeito.

  • 01/11/2018 11:53:11

    Luanda regista diminuição de actos de vandalismo nos cemitérios

    Luanda - O chefe de departamento dos cemitérios do Governo Provincial de Luanda (GPL), Filipe Mahuapi, reconheceu haver uma diminuição considerável dos actos de vandalismo, nos últimos tempos, em alguns cemitérios da capital angolana.

  • 18/08/2018 18:23:48

    Assinala-se neste domingo o Dia Mundial da Fotografia

    Luanda - Assinala-se domingo, 19 de Agosto, o Dia Mundial da Fotografia, proclamado em 1839 pelo governo francês, ao declarar, como de domínio público, sete meses depois da sua invenção, o mais novo processo fotográfico: o Daguerreótipo.