Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Outubro de 2015 | 10h55 - Actualizado em 05 Outubro de 2015 | 10h54

Rádio Nacional de Angola “apaga” hoje 38 velas

Luanda - A Rádio Nacional de Angola (RNA) comemora hoje, 5 de Outubro, o trigésimo oitavo aniversário desde que, em 1977, o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, realizou uma visita às suas instalações.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo da RNA

Foto: Foto Divulgação

A RNA, como órgão de comunicação social, tem como objectivos, dentre outros, contribuir para a informação do público, garantir aos cidadãos o direito de se informarem.

Além da língua portuguesa, a RNA emite em 12 línguas nacionais, a partir de Luanda, e 59 regionais,  a partir das emissoras provinciais.

A cobertura é feita por uma rede nacional de emissores, sendo 61 de frequência modulada (FM), 23 de ondas médias (OM) e 10 de ondas curtas (OC).

Refira-se que foi com a visita do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, a 5 de Outubro de 1977, que esta data passou a ser considerada como o dia da Rádio Nacional de Angola.

De recordar que, aquando da sua visita à Rádio Nacional, o Presidente Agostinho Neto tinha acabado de completar 55 anos de vida.

Na ocasião, o presidente Neto, surpreso, manifestou o seu agradecimento pela "prenda de aniversário" nos seguintes termos:

 "Eu queria, em primeiro lugar, agradecer à todos, a oferta que me fizeram no dia do meu aniversário. Uma oferta valiosa, que eu não esperava, e recebi com muito prazer, tanto eu como a minha família".

A emissão da Rádio Nacional de Angola, na altura, já cobria grande parte do território nacional. Este facto foi exaltado pelo presidente Agostinho Neto durante a sua intervenção na sede da RNA, em Luanda.

O Fundador da Nação disse que foi graças aos esforços dos profissionais daquela casa de rádio que, "tem se ouvido a voz da Rádio Nacional numa grande parte da superfície de Angola".

Em alusão à data,  a nível nacional, as Emissoras provinciais da RNA levam a cabo  várias actividades de domínio  cultural e desportivo. 

Actualmente a RNA é dirigida por um Conselho de Administração.

Assuntos Efeméride  

Leia também
  • 04/02/2019 00:02:54

    Hoje celebra-se o 58º aniversário do Início da Luta Armada

    Luanda - Os angolanos celebram hoje o 58º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional, na esperança que incentive as novas gerações nos processos de consolidação da paz, reconciliação nacional e reconstrução do país, bem como fortaleça em cada angolano o sentimento patriótico.

  • 24/01/2019 17:24:15

    Luanda com 443 anos busca harmonia urbanística

    Luanda - A cidade de Luanda comemora, nesta sexta-feira (25 de Janeiro), o 443.º aniversário da sua fundação, numa altura em que a província de que é capital tem o governador mais novo da sua história (38 anos de idade) e enfrenta antigos problemas de saneamento, trânsito automóvel desordenado e expansão habitacional paradoxal.

  • 16/01/2019 00:46:26

    Memória popular guarda abnegação dos antigos combatentes - Pinda Simão

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, afirmou terça-feira que "a memória popular guardará para sempre a abnegação e a coragem dos que suportaram as piores privações e venceram o jugo colonial".

  • 11/11/2018 12:56:26

    GPL perspectiva tornar Luanda numa cidade de referência no continente

    Luanda - O Governo Provincial de Luanda (GPL) perspectiva tornar a capital angolana em uma cidade de referência a nível de África, a pretensão foi manifestada hoje (domingo), pelo governador em exercício, Júlio Bessa.