Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Janeiro de 2016 | 10h27 - Actualizado em 30 Janeiro de 2016 | 10h27

Moxico: Idosos empenhados em actividades agrícolas e artesanais

Luena - Trinta e oito idosos assistidos no lar da terceira idade "Rainha Nhakatolo Tchissengo" no Moxico, estão empenhados em actividades agrícolas e artesanais, no âmbito de um programa denominado "Terapia ocupacional", informou neste sábado, no Luena, a directora do lar, Flora Quena.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A responsável precisou que nas actividades artesanais os homens fabricam máscaras e trajes tradicionais, sobretudo, a serem usados no carnaval, e sapatos, e as mulheres, fazem bases de mesas, cestos, balaios e outros utensílios, com o material local, baseado no capim, paus, cordas e raízes de alguns frutos silvestres.   

Quanto a agricultura, a responsável informou que a infraestrutura possui uma horta, na qual os idosos praticam o cultivo do milho, feijão, gingumba (amendoim) e batata-doce.

Informou que a prática da agricultura no centro é importante para estimular a produção interna, apoiar a cozinha em função do momento económico menos bons que o país atravessa, além de fazer parte da reintegração social dos idosos. 

Anunciou igualmente a redução de actividades recreativas para este ano de 2015, por insuficiências de verbas para suportar as mesmas.Actualmente no lar estão albergados 86 idosos dos quais 62 do sexo feminino.

Com capacidade para albergar 156 idosos, o lar conta com 27 compartimentos, sendo 16 dormitórios, 11 gabinetes administrativos, um refeitório, uma cozinha moderna, igual número de copa, enfermária, lavandaria, um posto médico e área de lazer.

Leia também
  • 08/02/2019 12:25:05

    Vítimas do acidente do Cuanza Norte transferidas para Luanda

    Ndalatando - Sete feridos graves, das 17 vítimas do acidente ocorrido quinta-feira, na Estrada Nacional número 230-A, que recebiam assistência no Hospital Provincial do Cuanza Norte, em Ndalatando, foram transferidos, nesta sexta-feira, para unidades hospitalares de Luanda.

  • 08/02/2019 11:10:35

    Polícia prende implicados na morte de empresários estrangeiros na Huíla

    Matala - Nove pessoas foram detidas quinta-feira no município da Jamba, província da Huíla, suspeitas de envolvimento na morte de dois empresários (um português e um moçambicano), que tentavam efectuar um negócio ilícito de minério.

  • 08/02/2019 05:03:03

    Acidente de viação provoca 13 mortos e 17 feridos

    Ndalatando - Treze mortos e 17 feridos é o saldo de um acidente de viação ocorrido hoje, quinta-feira, na estrada Nacional nº 230-A, na localidade da Beira Alta, município de Cambambe, província do Cuanza Norte.

  • 07/02/2019 23:02:34

    Feira do produtor marca 87º aniversário da cidade

    Malanje - Uma feira do produtor e empreendedor foi aberta hoje, quinta-feira, na cidade de Malanje, no quadro das celebrações do 87º aniversário da urbe, a assinalar-se a 13 deste mês.