Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Março de 2016 | 12h21 - Actualizado em 15 Março de 2016 | 12h34

Angola na 326ª Sessão da Organização Internacional do Trabalho

Genebra - Angola participa na 326ª Sessão do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cujos trabalhos tiveram início segunda-feira, na sede da OIT, em Genebra (Suíça).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Apolinário Correia durante conselho de administração da OIT (arq.)

Foto: Cedida

Embaixador Apolinário Correia - Representante de Angola Junto da OIT

Foto: Francisco Miudo

A sessão, a decorrer até ao próximo dia 24, contará com um Segmento de Alto Nível, que abordará a Dimensão Social da Globalização, e vai debater o tema relacionado com “Os impactos dos refugiados e pessoas deslocadas no mercado do trabalho”.

Prevê-se que vários ministros do trabalho participem do Segmento, mormente dos países mais afectados pela problemática migratória.

A maior preocupação estará ligada às questões do mundo do trabalho, sobretudo no que concerne ao enquadramento dos refugiados no mercado laboral, sem violar os princípios da OIT relativos ao direito a um trabalho decente, inclusivo e duradouro.

Durante a sessão serão abordadas questões como o “Emprego e Protecção Social”, “Diálogo Social”, “Cooperação Técnica” e “Empresas Multinacionais”, bem como “Normas Internacionais do Trabalho e Direitos Humanos”.

O tema sobre as Questões Jurídicas e das Normas Internacionais do Trabalho tem como foco central a consideração das problemáticas jurídicas laborais de carácter internacional, confrontando com as constituições dos Estados Membros.

Tem como objectivo facilitar o trabalho da OIT na realização do seu trabalho de fiscalização dos procedimentos, normas e decisões aprovadas, resultantes da apresentação de relatórios ou queixas.

As acções desencadeadas para a protecção dos direitos humanos, instrumentos jurídicos internacionais e decisões judiciais que afectam o andamento do trabalho da OIT e acordos jurídicos concluídos pela OIT com outras organizações, configuram substância jurídica para os trabalhos desta estrutura.

A 326ª Sessão da OIT realiza-se num momento em que um novo estudo da Organização destaca enormes défices de trabalho digno para os empregados domésticos em todo o mundo.

No mundo, 60 milhões dos 67 milhões de trabalhadores domésticos não têm acesso a qualquer cobertura de segurança social, segundo a OIT, indicando que a grande maioria são mulheres, que perfazem 80 porcento de todos os trabalhores neste sector.
     
Os maiores défices de cobertura de segurança social para os trabalhadores domésticos estão concentrados nos países em desenvolvimento. Ásia e América Latina respondem por 68 porcento dos trabalhadores domésticos em todo o mundo.

Angola participa com uma delegação chefiada pelo representante Permanente junto dos Escritórios da ONU, em Genebra, o embaixador Apolinário Correia.

Assuntos Sociedade  

Leia também
  • 21/03/2018 14:35:43

    Unicef destaca programa de registo logo a nascença

    Uíge - O representante do Unicef em Angola, Abubakar Sultan, considerou hoje, quarta-feira, nesta cidade, que o programa " Nascer com registo", do Ministério da Justiça, é uma importante estratégia inovadora que visa salvaguardar o direito da criança obter um registo e uma identidade logo à nascença.

  • 21/03/2018 14:31:07

    Programa "Nascer com Registo" prevê atingir 180 postos informatizados

    Uíge - O programa "Nascer com Registo", do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, que prevê a interligação das maternidades e as unidades de saúde às Conservatórias de Registo Civil, por meio de um sistema informatizado, prevê atingir, até o próximo ano, 180 postos.

  • 21/03/2018 12:59:10

    Membros do IAJ visitam Angop

    Luanda - Membros do Instituto Angolano da Juventude (IAJ) visitaram hoje, quarta-feira, em Luanda, a Agência Angola Press (Angop) onde trataram assuntos de cooperação.

  • 21/03/2018 11:22:47

    Associação expande rede de combate contra as drogas

    Luena - A expansão e o engajamento de novos membros da sociedade na rede de combate contra as drogas no Moxico são entre outras as prioridades do novo secretário da ANLD (Associação local de Luta contra as drogas), Herman Miji, eleito hoje, quarta-feira, no Luena.