Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Março de 2016 | 14h40 - Actualizado em 15 Março de 2016 | 14h40

Cabinda: Buco-Zau celebra 59 anos de passagem à categoria de Vila

Cabinda - A sede do município de Buco-Zau, cerca de 120 kms a norte da cidade de Cabinda, celebra hoje terça-feira o seu quinquagésimo nono (59) aniversário da ascensão à categoria de Vila.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vias de comunicação melhoram mobilidade entre Buco-Zau a Necuto

Foto: Pedro João

O leque de actividades em saudação à data é orientada pela a administradora municipal, Marta da Conceição Lelo, com a participação dos munícipes e convidados, com garantia da segurança e tranquilidade das forças da ordem e defesa e segurança.

Das atividades programadas, destacam-se as recreativas-culturais e políticas, desportivas para além de palestras que que ressaltam a história da vila de Buco-Zau durante a colonização e pós-independência, bem como o actual desenvolvimento socioeconómico e político que apresenta.

O município de Buco-Zau passou à categoria de vila a 15 de Março de 1957. Actualmente conta com duas comunas, sendo Necuto e Nhuca. Tem como recursos hídricos os rios Chiloango e Luali. está localizada entre os municípios de Cacongo a Sul e a mais ao norte Belize.

Faz também fronteiras fluvial com a RDC na comuna de Necuto e na sede do município com a região de Kouilou (Congo Brazaville).

Têm ainda como recursos, o ouro nas margens do rio Luali, o ferro, o fosfato bem como a madeira na floresta do Maiombe tido como uma das principais riquezas da província de Cabinda.

Buco-Zau, localiza-se em pleno coração da floresta virgem e húmida do Maiombe tida como uma das maiores do
mundo.

 

Leia também