Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Maio de 2016 | 13h07 - Actualizado em 18 Maio de 2016 | 13h07

Lunda Sul: Administrador apela população a participar nas festas de Saurimo

Saurimo - O administrador municipal de Saurimo, Gregório Miasso, apelou hoje, quarta-feira, a população a participar activamente nas actividades alusivas ao 60º aniversário desta cidade, que se assinala a 28 de Maio do ano em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista de algumas artérias da cidade de Saurimo

Foto: António Escrivão

Em declarações à imprensa, Gregório Miasso pediu para que cada munícipe dê o seu contributo nas acções que se estão a desenvolver na cidade para saudar a efeméride, que compreende actividades de carácter político, cultural, desportivo e recreativo.

Segundo ele, a celebração dos 60 anos de Saurimo (ex-vila Henrique de Carvalho), é um momento de renovação da esperança do desenvolvimento multifacético da municipalidade.

Disse ser intenção da administração fazer desta festa uma jornada de movimentação dos munícipes e, um momento de reflexão de modo a trabalhar para uma cidade mais renovada, progressista e a altura das exigências da globalidade.

A jornada comemorativa do 60º aniversário da cidade de Saurimo inscreve realização de uma excursão turística ao município de Dala, concursos de música, dança popular, poesia, trova, teatro, moda, melhores instrumentos culturais, exposição de artes e fotografias, gala “Cidade de Saurimo”, Festi Saurimo, gala da Fundação Lwini, entre outras actividades.

Saurimo é a cidade capital da província da Lunda Sul. Tem cerca de 423 mil 548 habitantes. De 1923 até ao fim da administração portuguesa, o seu nome foi Vila Henrique de Carvalho, em homenagem a Henrique Augusto Dias de Carvalho, o primeiro explorador da região da Lunda.

É limitado a Norte pelos municípios de Lucapa e Cambulo, a Este pela República Democrática do Congo, a Sul pelo município de Dala, e a Oeste pelos municípios de Cacolo e Lubalo. É constituído pelas comunas de Saurimo, Mona-Quimbundo e Sombo. O município é igualmente constituído por 140 aldeias, das quais 61 já unificadas e possui ainda 16 povoações.

O município possui um subsolo rico em minérios, nomeadamente: diamantes, manganês e ferro. A população na sua maioria é da etnia cokwe e a língua nacional mais falada é também o cokwe.

Leia também
  • 04/02/2019 23:03:02

    Aulas de alfabetização condicionadas por falta de energia eléctrica

    Muconda- A falta de energia eléctrica em Cambongo, comuna de Cassai Sul, município do Muconda (Lunda Sul), tem condicionado as aulas de alfabetização e a prestação de serviços de saúde no posto médico da localidade.

  • 01/02/2019 23:23:21

    Inspectora-geral do MININT quer uma polícia mais pedagógica

    Saurimo - A inspectora-geral do Ministério do Interior (MININT), Margarida Jordão de Barros, reiterou hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade dos efectivos da Polícia Nacional serem mais pedagógicos nas suas actuações na via pública, evitando actos que comprometam o órgão.

  • 01/02/2019 21:01:47

    SIC apresenta supostos marginais em Saurimo

    Saurimo - Trinta e seis marginais que se dedicavam a práticas de roubos, furtos qualificados e assaltos foram detidos, de 04 a 30 de Janeiro, do ano corrente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda Sul, revelou hoje, sexta-feira, o chefe do gabinete de Comunicação Institucional do órgão, António Sacuaia.

  • 29/01/2019 01:17:29

    Governo aumenta capacidade energética em Saurimo

    Saurimo - O governo da província da Lunda Sul vai iniciar, a partir de Fevereiro deste ano, um projecto para aumentar a capacidade energética no município de Saurimo, com a instalação de 12 Postos de Transformação (PT) com 630 (KVA), numa primeira fase.