Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Junho de 2016 | 17h54 - Actualizado em 27 Junho de 2016 | 19h50

Município do Namibe passa a chamar-se Moçâmedes

Namibe - O município sede da província do Namibe passa a chamar-se a partir de hoje Moçâmedes, de acordo com uma directiva do Governo local aprovada recentemente na sua terceira sessão ordinária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Administrador do Município do Namibe, Joao Guerra de Freitas

Foto: Osvaldo Serafim

Em declarações à Angop, o administrador de Moçâmedes, João Guerra de Freitas, disse que o nome de Moçamedes ora atribuído já vem sendo discutido desde a década dos anos 70 e só agora foi aprovado pelas autoridades administrativas.

"O assunto relacionado com a mudança de nome da cidade do Namibe para Moçâmedes já leva tempo, desde aos anos 1976 e 1977, e  hoje finalmente o assunto foi resolvido, merecendo a satisfação dos populares particularmente dos que já vivem nesta terra há varias décadas", assinalou o admnistrador.

“ A maior parte das populações aqui no Namibe não trata esta cidade como Namibe, mas Moçâmedes e este é um assunto que foi levantado a nível do conselho de auscultação e concertação e a maioria dos membros deste órgão acordaram que este terra  deveria chamar-se Moçâmedes", precisou João de Freitas.

Em função desta mudança, o administrador anunciou que a toponímia de muitas ruas também vão mudar dando, assim, lugar a colocação de nomes de figuras que contribuíram para o desenvolvimento da província.

O município tem oito mil 916 km² e cerca de 530 mil habitantes e  futuramente a localidade do Saco-Mar poderá ascender a categoria de comuna, assim como algumas áreas como a Torre do Tombo e o desdobramento da comuna do Forte Santa Rita, a julgar pela sua dimensão, acrescentou João de Freitas.

“No futuro, o que vai aparecer também é a comuna de Moçâmedes e isto nós também já levamos ao Ministério da Administração do Território esta proposta, pois temos a comuna do Forte Santa Rita que vai desde a praia dos Três Irmãos até ao Chapéu Armado, o que tem dificultado alguns trabalhos administrativos a julgar pela sua dimensão “, esclareceu o admnistrador. 

Assuntos Província » Namibe  

Leia também