Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Julho de 2016 | 15h29 - Actualizado em 28 Julho de 2016 | 15h29

Bengo: Município dos Dembos completa hoje 95 anos

Caxito - O município dos Dembos, na província do Bengo, comemora hoje, quinta-feira, o seu 95º aniversário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Localizado a cerca de 180 quilómetros a Norte da cidade de Caxito, província do Bengo, o município dos Dembos tem quatro comunas - Kibaxe, Coxe, Paredes e Piri - distribuídas numa superfície de mil 170 quilómetros quadrados, cujo administrador é António Augusto João.

A municipalidade é limitada a Norte pelos municípios de Nambuangongo e Quitexe, a Este pelo município de Bula Atumba, a Sul pelo município de Pango Aluquém e a Oeste pelo município do Dande.

A inauguração de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água na sede municipal dos Dembos, para beneficiar a população da vila de Quibaxe e arredores, será o ponto mais alto das festas do município dos Dembos, que se assinala hoje - 28 de Julho.

O programa alusivo às festas do município reserva a deposição de uma coroa de flores, realização de um ritual tradicional junto a nascente do rio Sengue, visita ao hospital regional, limpeza da vila, culto ecuménico , feira de produtos diversos, prova de atletismo, palestra sobre “A história da região dos Dembos”, caldo dos Dembos e uma noite cultural com lançamento de fogo-de-artifício.

O município dos Dembos, com sede em Quibaxe, foi Concelho do Distrito de Kwanza Norte até a Independência em 11 de Novembro de 1975. Permaneceu agregado ao Kwanza Norte até 1983 altura em que passou a fazer parte da província do Bengo. Elevado a categoria de vila em 1921, pela Portaria nº57.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também