Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Fevereiro de 2017 | 14h21 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2017 | 14h21

Huíla: Sistemas de água da Chibia em reabilitação

Chibia - Um projecto de manutenção e reparação dos sistemas de captação de água subterrânea está a ser desenvolvido, desde Janeiro último, pelas autoridades da Chibia, província da Huíla, com o intuito de garantir o abastecimento regular de água as populações locais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sistema de captação de água

Foto: Rosário dos Santos

O facto foi dado a conhecer hoje, sexta-feira à Angop, pelo director municipal dos serviços técnicos da administração municipal, Cláudio Valente Clemente, tendo dito que a actividade conta com a intervenção e técnicos da Direcção Provincial de Energia e Águas, numa parceria com o Unicef.

Cláudio Clemente fez saber que o projecto que deve estar concluído ainda este mês e já permitiu até ao momento reparar 18 pontos de água, de um universo de 40 que deverão ser intervencionados nas quatro comunas que compõem a circunscrição (Sede, Capunda Cavilongo, Quihita e Jau).

Sem avançar os custos do programa, o director técnico da administração da Chibia, referiu que os frutos da implementação desta iniciativa já começam a se fazer sentir, a medida que, algumas povoações que estavam sem o precioso líquido, por inoperância dos seus sistemas, já voltaram a ter acesso ao produto.

“Estão a ser feitos trabalhos de manutenção daqueles sistemas de água que estão sem funcionar por avaria e aqueles que se encontram em mau estado técnico, no sentido de garantir as nossas comunidades continuem a ter cesso a água potável sem restrições”, sublinhou.

Actualmente, a Chibia conta com 155 sistemas do género, na sua maioria equipados com reservatórios e lavandarias, espalhados pelos quatro cantos do município e beneficiam, pelo menos, 200 mil pessoas e seus animais de criação.

A Chibia situa-se a 42 quilómetros a sul do Lubango e conta com uma população estimada em 190 mil e 670 habitantes que tem a agro-pecuária como a sua principal forma de sustento.

Assuntos Província » Huíla   Água  

Leia também
  • 19/03/2018 23:28:27

    Cidadão de 26 anos é morto a tiro no Lubango

    Lubango - Um cidadão de 26 anos foi morto, com cinco disparos de arma de fogo, por um indivíduo em fuga, na comuna da Arimba, município do Lubango (Huíla), por desentendimento após o consumo de bebidas alcoólicas, durante o fim-de-semana, informou esta segunda-feira o director de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional local, Carlos Alberto.

  • 19/03/2018 19:19:51

    Manifestações de carinho e de reconhecimento marcam dia do pai

    Luanda - Diversas manifestações de carinho, amor e reconhecimento do empenho dos pais nas mais múltiplas frentes em beneficio aos educandos e conselhos aos que se furtam no cumprimento de seus deveres, como de prestação de alimentos, marcaram hoje, segunda-feira, a passagem do dia do pai.

  • 19/03/2018 12:22:24

    Mbanza Kongo privada de abastecimento de água potável

    Mbanza Kongo - A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, está desde sexta-feira passada privada de abastecimento de água potável, devido ao desabamento do centro de captação erguido nas imediações do rio Luegi.

  • 19/03/2018 11:38:40

    Chuva desaloja 197 pessoas no Lubango

    Lubango - A chuva de sábado, que durou quase 30 horas, deixou um rasto de destruição em alguns bairros periféricos da cidade do Lubango, província da Huíla, com realce para o Comercial onde contam-se 35 casas destruídas e dezenas na eminência de desabar, deixando ao relento 197 pessoas.