Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Novembro de 2017 | 17h21 - Actualizado em 14 Novembro de 2017 | 17h21

Destacadas valências da formação profissional

Luanda - A promoção de actividades geradoras de rendimento e criação do auto-emprego foram entre várias acções destacadas por formandos e formadores do Centro de Formação Profissionais do Cazenga, como algumas das valências da formação profissional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Esta apreciação foi feita pelo formadores Josias Pinheiro, Josefina Silva e os formandos Destino Bernardo e Ana Fernando, que falavam à Angop sobre a importância da formação profissional para o cidadão.

Para o formador Josias Pinheiro, do Centro de Formação profissional do Cazenga na área de construção civil, os cursos profissionais visam essencialmente capacitar os formandos para inserí-los no mercado de emprego e também promove o auto-emprego, garantindo o sustento sem estar vinculado a uma instituição empresarial

De acordo com o formador, muitos são os formandos que vêem das instituições de ensino médio e superior para o centro, com o objectivo de aumentarem os seus conhecimentos e qualidade profissional, atendendo que muitas instituições estão mais viradas na vertente teórica, enquanto o centro de formação profissional é de pendor prático, que corresponde 80 porcento da formação.

Aconselhou à juventude no sentido de procurarem um centro de formação, por ser uma mais-valia, dando uma capacitação imediata que geralmente é a curto prazo.

Por sua vez, a formadora Josefina Silva afirmou que a formação profissional é fundamental porque promove o auto- emprego e o associativismo profissional, por via da aplicação do programa de empreendedorismo na comunidade e a obtenção de uma cultura cívica.

Considerou que a formação profissional é muito importante porque mantém a pessoa constantemente ocupada e descontraída de diversas situações e gera o seu auto sustento.

Disse que neste ciclo formativo regista aderência considerável dos alunos neste sector pelo facto das pessoas preferirem nos últimos anos usarem com frequência as roupas africanas.

Os formandos Destino Bernardo e Ana Fernando que frequentam os cursos de Soldadura e Corte e Costura respectivamente, são de opinião que as valências são bastantes, porque todo homem formado é alguém muito significante para qualquer sociedade.

Destino Bernardo disse com relação ao curso que frequenta terá muitas valências nas áreas petrolíferas uma fez que o país tem como base fundamental a produção do combustível.

De acordo com Ana Fernando, é fundamental que haja desenvolvimento de acções de formação profissional, susceptíveis de promover actividades geradoras de rendimentos, para que sirvam de ferramentas para a melhoria de vida dos cidadãos.

 

Assuntos Angola  

Leia também