Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Novembro de 2017 | 12h20 - Actualizado em 20 Novembro de 2017 | 12h20

Munícipes defendem rigor na aplicação dos direitos da criança

Luena - Os munícipes da cidade do Luena, capital da província do Moxico, defenderam hoje, segunda - feira, rigor na aplicação dos direitos da criança de forma a melhorar a sua condição de vida e garantir plena protecção dos petizes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Munícipes defendem rigor na aplicação dos direitos da criança

Foto: David Dias

Em declarações à Angop a propósito do dia universal da criança que se assinala hoje, 20, Henriques Cumbungue, funcionário público, de 39 anos de idade, condenou casos de fuga à paternidade e de abuso sexual, factores que violam os direitos das crianças.

“Estes fenómenos perduram devido a fraca responsabilização que tem sido aplicada aos prevaricadores”, referiu o interlocutor, exigindo medidas duras na aplicação das leis que defendem os direitos da criança.

Já a Professora Mónica Zeula fez saber que algumas crianças são submetidas a maus-tratos, enquanto outros ao invés de irem à escola recorrem à venda ambulante, como forma de garantir o sustento das famílias.

Para a docente do primeiro nível de ensino, a aplicação e fiscalização dos direitos da criança faria com que os encarregados tenham mais responsabilidade para com os filhos.

Entretanto, durante o III trimestre deste ano, a Direcção Provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC) registou vários casos de fuga à paternidade, abuso sexual, entre outros conflitos, factos que preocupam a instituição.

O 20 de Novembro foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unida e assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais).

Leia também
  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.

  • 04/02/2019 17:52:03

    Município do Huambo ganha equipamentos sociais

    Chipipa - Uma escola e um sistema de rega foram inaugurados hoje, segunda-feira, no município do Huambo, província com o mesmo nome, no quadro das comemorações do 58º aniversário do início da Luta de Libertação Nacional.