Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Março de 2017 | 17h26 - Actualizado em 16 Março de 2017 | 10h59

Angola: Grémio cristão lança documentário sobre Igreja Metodista Unida

Luanda - Com o objectivo de lembrar o percurso do metodismo em Angola e assinalar os 132 anos da sua existência no país com a vinda dos missionários metodistas a 18 de Março de 1885, o Grémio cristão da Igreja Metodista Unida de Angola lança neste sábado, em Luanda, um DVD com documentário sobre a sua trajectória.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Coordenador geral do projecto, Moisés Caiaia.

Foto: Nelson Malamba

Em declarações à Angop, o coordenador do projecto sobre a história da Igreja Metodista Unida em Angola, Moisés Caiaia, informou que o documentário visa lembrar o percurso do metodismo em Angola, sobretudo os nativos e fazer a devida vénia àqueles que sem medirem esforços, lutaram de braços aberto a causa de Cristo, a fim de que hoje o metodismo fosse a realidade.

O projecto que foi concebido há dois anos, e teve o início das gravações nos últimos oito meses do ano 2016, visa dar a conhecer um conjunto de depoimento de membros histórico da Igreja Metodista Unida de Angola, alguns com funções de liderança como o Bispo Emílio de Carvalho, pastor Rita Weba, Reverendo Pascual Pedro da Gama, Gabriel Vinte- cinco e outros clérigos e leigos.

O documentário, entre outros assuntos, aborda a história da chegada dos primeiros missionários americanos, a participação da Igreja no processo de libertação nacional, a missão do Kessua e Dondo, e a assunção por parte dos nativos com relevância ao bispo Emílio de Carvalho, em relação ao episcopado, tendo em conta que foi o primeiro bispo nativo angolano a assumir tal posição.

O DVD conta ainda histórias do período que antecedeu a independência nacional, que ficou marcado pela vinda dos missionários no dia 18 de Março de 1885, e o pós-independência.

Moses Caiaia falou ainda que o documentário é constituído por depoimento, documentos e fotografia cedida por familiares de missionários americanos.

No dia 17 de Março, vai acontecer uma apresentação privada do DVD para entidades governamentais, oficiais da Igreja, membros da sociedade civil e individualidades convidadas.

O mesmo estará disponível para o público em geral no sábado, dia 18 de Março, data em que a Igreja assinala os 132 anos, cuja venda será a partir das 08horas na portaria da rádio keirós da Universidade Metodista de Angola.

“Está já em carteira a exibição do documentário nas salas de cinema a nível nacional, logo após ao lançamento da obra”, fez saber o coordenador do projecto.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 15/03/2017 16:56:54

    Angola: Ministro apela jovens para criatividade empreendedora

    Luanda - A juventude deve ser criativa e continuar a produzir ideias para gerar novos postos de trabalho admitiu, quarta-feira, o ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição José.

  • 15/03/2017 16:22:25

    Angola: Bombeiros esclarecidos sobre gestão de risco e prevenção

    Luanda - Mais de cinquenta inspectores de prevenção a nível nacional e comandos dos quartéis de bombeiros foram, quarta-feira, em Luanda, esclarecidos sobre gestão de riscos, prevenção de incêndios e índice de perigosidade.

  • 14/03/2017 18:08:01

    Estudantes em Cuba homenageiam mulher angolana

    Havana - As mulheres angolanas foram homenageadas durante uma cerimónia realizada pela Associação Provincial dos Estudantes Angolanos em Havana, no último domingo, na capital cubana, na presença do embaixador de Angola em Cuba, José César Augusto ?Kiluanji?.