Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Março de 2017 | 15h42 - Actualizado em 28 Março de 2017 | 15h41

Angola: Salas de parto no Cazenga efectuam registo de nascimento gratuito

Cazenga - Nove crianças beneficiaram de registo de nascimento gratuito, desde o dia 20 do corrente mês, nas unidades hospitalares do município do Cazenga, em Luanda, informou esta terça-feira, a auxiliar da conservadora da sala de registos do Hospital dos Cajueiros, Maria Paquisa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sala de partos do Hospital do Cazenga

Foto: Pedro Parente

Segundo a responsável os registos efectuaram-se nomeadamente nos hospitais municipais do Cazenga, dos Cajueiros e da Paz, no âmbito do projecto denominado "nascer com o registo de nascimento", uma iniciativa do Ministério da Justiça e Direitos Humanos.

"Realizamos apenas  nove registos, as pessoas estão a aderir aos poucos ao serviço que está inserido nas maternidades, na província de Luanda, para que as parturientes  saiam com os bebes já registados", disse.

Maria Paquisa disse ser um projecto novo, em fase experimental, poucas pessoas o conhecem e que abrange apenas crianças dos zero aos dois anos de idade, nascidas nos hospitais e em casa, desde que tragam o comprovativo de terem efectuado as consultas de pré natal.

Fez saber que o processo de registo de nascimento nas maternidades é célere e gratuito, obrigando aos progenitores ou testemunhas a se fazerem acompanhar do cartão de vacinas da criança e os seus respectivos bilhetes de identidade (BI).

Explicou que em caso de casais separados ou fuga a paternidade, se efectua o registo de nascimento do bebé apenas com a identidade materna.

Quanto a questão da escolha dos nomes, disse ser do critério dos pais, desde que os mesmos tenham um significado aceitável.

Informou também que nas referidas maternidades estão a efectuar registos de óbitos, apenas de crianças dos zero aos cinco anos de idade.

Cazenga, um dos sete municípios da Província de Luanda, conta actualmente com seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro, Kima-kieza e Calwenda.

Leia também
  • 02/02/2019 13:06:34

    Chuva alaga ruas e mais de 700 residências em Luanda

    Luanda - Setecentas e 11 residências inundadas, algumas escolas, centros e postos médicos alagados, assim como ruas intransitáveis, mas sem o registo de vítimas humanas, são o resultado da chuva que caiu durante sete horas na sexta-feira (1), na província de Luanda, segundo dados provisórios divulgados hoje, sábado.

  • 01/02/2019 23:36:45

    Deputados da UNITA sugerem aumento dos postos de identificação

    Luanda - Deputados do grupo parlamentar da Unita manifestaram-se preocupados, face as enchentes que se registam nos postos de Identificação Civil e Criminal no município de Viana, em Luanda, e sugerem o aumento de mais serviços para se atenuar a demanda.

  • 31/01/2019 13:37:17

    Maior parte dos incêndios é causado por negligência

    Luanda - Cinquenta e um incêndios dos 72 registados, em Luanda, durante o mês de Janeiro deste ano, foram provocados por negligência, menos cinco em relação ao mesmo período de 2018.

  • 31/01/2019 13:15:38

    PN detém oficial no Cazenga por suspeita de corrupção

    Luanda - A Polícia Nacional deteve, na última quarta-feira, 30, um sub-chefe pertencente à 12ª esquadra, no município do Cazenga, em Luanda, por alegado envolvimento em actos de corrupção.