Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Maio de 2017 | 16h10 - Actualizado em 19 Maio de 2017 | 16h32

Benguela: Comboio da vitória parte para o Bié

Lobito - Uma caravana ferroviária patriótica denominada "O Comboio da Vitória" com 180 excursionistas, maioritariamente jovens, partiu hoje (sexta-feira), do município do Lobito, província de Benguela, para a cidade do Cuito (Bié) num passeio turístico guiado pelo Movimento Nacional Espontâneo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lobito:Comboio na Estação do Lobito (Arquivo)

Foto: Tarcisio Vilela

De acordo com o administrador do município do Lobito, Alberto Ngongo, presente na altura da partida, a excursão tem um sentido patriótico, onde os excursionistas terão também a oportunidade de conhecer os locais históricos e de interesse público da província do Bié.

Por seu lado, o secretário municipal do Movimento Nacional Espontâneo, Rufino Cambu, afirmou que a actividade para além de turística e patriótica, tem também um caracter histórico e geográfico que vai permitir os jovens inteirarem-se da realidade sócio-económica e cultural daquela província.

Avançou que, integram também a caravana, nacionalistas e trabalhadores do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) que conhecem bem os meandros das estações, espécies de vegetação de cada localidade, animais, entre outras questões da vida quotidiana do antigamente e da actualidade.

Lembrou que, fazem parte da caravana as províncias de Cabinda, Luanda, Huambo, Benguela, este último com os municípios do Lobito, Bocoio, Catumbela, Caimbambo e Ganda.

O “Comboio da Vitória” está composto por oito carruagens de camarote, duas de 2a classe, igual número de restaurantes, um vagão gerador e outro de combustível.

Leia também
  • 19/05/2017 15:46:48

    Benguela: PN no Bocoio desmantela rede de marginais

    Benguela - Um grupo de supostos marginais composto por três indivíduos, que dedicavam-se a assaltos à mão armadas em estabelecimentos comerciais de cidadãos estrangeiros, foram detidos e apresentados publicamente, quinta-feira, no município do Bocoio, pelo Comando Municipal da Polícia Nacional local.

  • 17/05/2017 18:00:49

    Benguela/400 anos: Memorial dedicado à cidade começou a ser erguido

    Benguela- Um memorial dedicado à cidade de Benguela começou hoje, quarta-feira, a ser construído junto à praça 1º de Maio, no âmbito do seu 400º aniversário (17 de Maio).

  • 16/05/2017 19:03:05

    Benguela comemora 400 anos

    Benguela - O município de Benguela, sede da província com o mesmo nome, assinala no dia 17 de Maio, quarta-feira, os seus 400 anos de existência, desde a sua fundação em 1617, por Manuel Cerveira Pereira, com as atenções viradas para a melhoria das condições sociais da população.