Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Maio de 2017 | 16h05 - Actualizado em 19 Maio de 2017 | 16h05

Lunda Sul: Sobas exortados a usarem jangos

Saurimo - As autoridades tradicionais na Lunda Sul foram hoje, sexta-feira, exortadas a usarem os jangos para a resolução de conflitos nas comunidades rurais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Autoridades tradicionais

Foto: Eliseu Veloso

Este apelo foi feito pelo director provincial da Cultura na Lunda Sul, António Izumbo, quando fala à Angop, a propósito do papel das autoridades tradicionais na resolução dos conflitos nas comunidades rurais.

O responsável disse que as autoridades tradicionais devem ser os principais parceiros do estado na resolução de problemas nas comunidades onde ainda não existem serviços judiciais, contribuindo deste forma, na promoção da paz, harmonia, tolerância e unidades nas suas localidades.

 “Hoje infelizmente as nossas autoridades tradicionais não utilizam mais os Txota (jango) para resolução de conflitos, bem como para a transmissão dos hábitos, costumes e da tradição Tchokwe a nova geração”, lamentou.

Segundo a fonte, as autoridades tradicionais devem ser agentes de desenvolvimento, contribuindo para a elevação da condição socioeconómica das comunidades, uma vez que eles têm uma imagem moral e social.

Leia também
  • 19/05/2017 15:45:15

    Lunda Sul: Escuteiros visitam obras da escola técnica agrária

    Saurimo - Os escuteiros que participam no IV Acampamento Nacional Ochtilombo, na localidade de Cachita Muandondji (Saurimo), visitaram hoje, sexta-feira, as obras de construção da Escola Técnica Agrária da comuna de Mona Quimbundo, no município de Saurimo (Lunda Sul), cuja conclusão está prevista para o final do mês em curso.

  • 18/05/2017 15:36:19

    Lunda Sul: Escuteiros visitam centro mineiro da Catoca

    Saurimo - Os escuteiros que participam no IV Acampamento Nacional Ochtilombo, na localidade de Cachita Muandondji (Saurimo), visitaram hoje, quinta-feira, as instalações da Sociedade Mineira de Catoca.

  • 16/05/2017 15:29:43

    Lunda Sul: Psicólogo apela união nas famílias

    Saurimo - As famílias angolanas foram aconselhadas hoje, terça-feira, em Saurimo, pelo psicólogo Mambo Ceda, no sentido de serem cada vez mais unidas, sobretudo na procura de soluções para a resolução dos problemas, visando melhorar a convivência social.