Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Junho de 2017 | 16h53 - Actualizado em 14 Junho de 2017 | 16h53

Moxico: Responsável quer aumento de dadores de sangue na Associação

Luena - O presidente da Associação dos Dadores de Sangue no Moxico, António Pinto Matabicho, defendeu hoje, quarta-Feira, no Luena, a necessidade de se aumentar o número de doadores voluntários, por forma a acudir as dificuldades que a associação enfrenta.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da Associação de Doadores de Sangue, António Pinto Matabicho

Foto: Moxico

Em declarações à Angop, por ocasião do Dia Mundial de Doadores de Sangue, que se assinala hoje, 14 de Junho, afirmou que se houver maior número de doadores voluntários, a organização conseguirá acudir tais dificuldades.

Criada em 2008, a associação controla cinco mil 727 dadores voluntários, porém, destes mil 270 doam regulamente, através dos núcleos criados nos vários municípios da província.

Quanto a data, considerou-a oportunidade para agradecer e manifestar o apreço aos doadores de sangue voluntários, pela sua “valiosa dádiva”, que emprestam sem receber nada em troca, desempenhando um “grande” papel em situações de emergência.

Segundo António Pinto Matabicho, é através da doação de sangue que as pessoas desconhecidas passam a compartilhar uma história de solidariedade, uma vez que esta actividade de promoção da dádiva é onerosa, onde os apoios financeiros constituem o principal embaraço para o desenvolvimento das actividades.

A celebração do Dia Mundial do Dador tem como objectivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.