Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Junho de 2017 | 21h22 - Actualizado em 24 Junho de 2017 | 21h22

Huambo: História da Convenção Baptista contada aos jovens

Huambo - A história e percurso da Convenção Baptista de Angola (CBA), fundada a 25 de Junho de 1940, foi contada hoje (sábado) aos jovens da congregação, durante uma conferência.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O pastor José Chama, ao dissertar o tema “Essência e tendência dos baptistas”, assumiu que esta denominação tem suas raízes no Novo Testamento da Bíblia, como continuação dos crentes da igreja primitiva.

Importada dos Estados Unidos da América no começo do século passado, o pastor afirmou que a CBA constitui a conversão genuína que surge através de vários grupos de cristãos que eram bastante perseguidos por professar profundamente os princípios bíblicos e terem Jesus Cristo como único senhor e salvador.

Estes vários grupos de cristãos, explicou, notabilizaram-se pelo facto de resistirem às várias tentações e baptizavam, por imersão, os supostamente já baptizados pelas suas denominações anteriores, após estes fazerem uma declaração de fé.

Por esta razão, os seus adversários chamavam estes grupos de cristãos de anabaptistas, designação que, posteriormente, passou simplesmente para Baptista.

O ex-presidente da CBA entre 1993 a 1999 informou, porém, que a Igreja Baptista existe, no mundo, desde 1610, altura em que começou a se organizar como uma instituição, com documentos e actas.

Entre os seus precursores, destacou os míticos missionários ingleses João Ussi e Savana Rola, que, segundo o pastor José Chama, tudo fizeram para que a denominação de afirmasse naquela época.

No caso particular de Angola, o trabalho missionário começou na localidade de Apuli, comuna da Calima, 13 quilómetros da cidade do Huambo, pelo missionário português Manuel Ferreira Pedra, em 1927, tendo sido continuado pelo seu compatriota António Tiago de Sousa Pereira, que fundou a CBA.

Ao longo da sua exposição, o pastor José Chama abordou os princípios e regras desta denominação, fundamentados na Bíblia Sagrada.

Destacou que a CBA, reconhecida pelo governo em 1987, está presente em todo território nacional e é membro fundador da Aliança Evangélica de Angola (AEA), do Comité de Cooperação dos Baptistas de Angola (COCEBA), da Fraternidade Baptista de toda África e da Aliança Baptista Mundial.

Assuntos Igreja   Província » Huambo  

Leia também
  • 04/02/2019 17:54:35

    Central híbrida do Londuimbali em fase experimental

    Londuimbali - Duzentos e 50 quilowatts de energia eléctrica estão a ser produzidos em regime experimental, desde a semana passada, pela central híbrida do município do Londuimbali, na província do Huambo.

  • 04/02/2019 17:52:03

    Município do Huambo ganha equipamentos sociais

    Chipipa - Uma escola e um sistema de rega foram inaugurados hoje, segunda-feira, no município do Huambo, província com o mesmo nome, no quadro das comemorações do 58º aniversário do início da Luta de Libertação Nacional.

  • 02/02/2019 19:37:25

    Estudantes do ISP doam bens ao Lar Suku-Ondjali

    Caála - Estudantes do curso de pós-graduação em saúde do Instituto Superior Politécnico do município da Caála, província do Huambo, doaram hoje, bens de primeira necessidade e medicamentos ao lar de acolhimento infantil Suku-Ondjali.

  • 02/02/2019 00:45:55

    Energia eléctrica produzida em Laúca chega este ano ao Huambo

    Huambo - A província do Huambo vai passar a consumir, ainda este ano, energia eléctrica produzida na barragem hidro-eléctrica de Laúca, na província de Malange, anunciou, sexta-feira, o administrador regional da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, Manuel de José Adão.