Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Julho de 2017 | 14h49 - Actualizado em 17 Julho de 2017 | 14h49

Bié: Antigos combatentes devem continuar a defender a paz - Boavida Neto

Cuito - O governador do Bié, Álvaro Manuel Boavida Neto, solicitou hoje, segunda-feira, na cidade do Cuito, aos antigos combatentes e veteranos da pátria a continuarem a defender a paz no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Bié: Álvaro Manuel Boavida Neto - Governador da província durante o encontro

Foto: LEONARDO CASTRO

Bié: Antigos Combatentes

Foto: LEONARDO CASTRO

Boavida Neto teceu falava durante o encontro provincial com os ex-guerrilheiros no Bié, no âmbito do processo de auscultação das inquietações da sociedade.

Para o governante, os 15 anos de paz que se vive demonstra com clareza a vontade do Estado em construir um país de prosperidade, salientando ainda serem ainda poucos anos para tornar Angola a altura do seu povo.

Por esta razão, Álvaro Manuel Boavida Neto convidou todos os antigos combatentes e veteranos da pátria a passarem o testemunho à nova geração, através das experiências já vividas, no sentido de valorizarem a paz, e não apagarem a vontade do governo de construir uma Nova Angola.

Entretanto, os participantes (Antigos combatentes), unânimes solicitaram a construção de um centro de saúde específico para atender suas famílias, como uma das principais formas de reconhecer os feitos.

Entre várias preocupações, a franja defendeu ainda a inserção directa de seus filhos e órfãos no sistema de bolsas de estudos (interna e externa) nas universidades, bem como facilidades no acesso às residências, transporte públicos e melhoria do fundo de pensões.

Abordado pela Angop, o director provincial dos Antigos Combatentes de Veterano da Pátria no Bié, Jacinto dos Santos José, considerou justas as preocupações levantadas, frisando que dentre elas mais de seiscentos processos de órfãos e viúvas remetidos aguardam pela homologação a partir do ministério tutelar.

Quanto à inserção dos filhos às universidades, Jacinto dos Santos José assegurou existir convénio com as duas escolas públicas do ensino superior existente na província (Pedagógica e Politécnica) no sentido dos responsáveis facilitarem o ingresso destes como forma também de valorizar-lhes.

Assuntos Paz   Província » Bié  

Leia também
  • 14/07/2017 14:47:53

    Bié: Acidentes de viação causam uma morte e oito feridos

    Cuito - Uma pessoa morreu e oito outras ficaram feridas, como consequência de 12 acidentes de viação, ocorridos na província do Bié, nos últimos sete dias, menos um óbito, mais um ferido e dois acidentes, em relação ao período homólogo.

  • 14/07/2017 14:43:24

    Bié: Aberta jornadas alusiva à mulher africana

    Cuito - A abertura das jornadas alusiva ao dia da mulher africana (31 de Julho), na província do Bié, foi procedida hoje, sexta-feira, pelo vice-governador local para o sector político e social, Carlos Ulombe da Silva, salientando a importância da sociedade em valorizar as vitórias das mulheres.

  • 14/07/2017 12:00:03

    Bié: Caieie vair ter sistema de água potável

    Nharea - A população da comuna de Caieie, município de Nhârea, 175 quilómetros a Norte da cidade do Cuito (Bié), vai ganhar este mês um novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, erguido no âmbito do programa "Água Para Todos".