Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Agosto de 2017 | 18h47 - Actualizado em 08 Agosto de 2017 | 18h46

Cuanza Norte: Capacitados mais de 700 técnicos em saúde sexual

Ndalatando -Trezentos e 75 técnicos de saúde e agentes comunitários foram capacitados durante os últimos dois anos, na província do Cuanza Norte, em matéria sobre saúde sexual e reprodutiva das mulheres e jovens, pela organização não-governamental Médicos Del Mundo, em parceria com a direcção local da Saúde.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Médicos Del Mundo capacita agentes comunitários sobre saúde sexual e reprodutiva

Foto: Diniz Simão

O dado foi avançado esta terça-feira, à Angop, em Ndalatando, pelo coordenador da mesma organização no Cuanza Norte, Pedro Bucano, adiantando que os mesmos foram capacitados nos municípios de Cazengo, Ambaca, Lucala e Samba Cajú no período entre Janeiro de 2015 a Junho de 2017.

Esclareceu que a formação inseriu-se no reforço das acções de mobilização dos cidadãos em torno da promoção da saúde e prevenção de doenças através da melhoria da saúde sexual e reprodutiva das mulheres e jovens, com implementação de consultas grátis, serviços de planeamento familiar, atendimento pré-natal, prevenção do VIH/Sida, entre outras.

Explicou que a formação capacitou 163 técnicos para atendimento dos Serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSSR), 145 em Sistema de Informação Sanitária (SIS) e 67 em técnicas de identificação e assistência atempada de casos de violência baseada no género.

Referiu que tais acções beneficiaram 54 mil mulheres em idade fértil, das quais 13 mil gravidas e abrangeu 48 unidades sanitárias, sendo 39 postos de saúde, dois centros e sete hospitais.

Apontou como resultados positivos a melhoria do acesso, a qualidade e a disponibilidade dos serviços de saúde sexual reprodutiva através do reforço das capacidades técnicas e de gestão de responsáveis e pessoal da direcção provincial da saúde e da Família e Promoção da Mulher.

O aumento da aceitação dos referidos serviços através da formação, sensibilização e diálogo entre agentes institucionais, comunitários e da sociedade civil, assim como o aumento do conhecimento das comunidades sobre o direito à saúde sexual reprodutiva, foi outros dos resultados positivos do projecto.

Pedro Bucano, continuou que com a implantação do projecto, melhorou-se significativamente os indicadores destes serviços através da supervisão de saúde sexual e reprodutiva da mulher e jovem nos municípios contemplados, que se reflecte nas unidades sanitárias locais, que contam agora com técnicos qualificados e capacitados, que realizam consultas grátis de saúde reprodutiva, serviços de planeamento familiar, pré-natal e parto.

Disse que em relação à assistência pré-natal, a organização coopera com as instituições sanitárias no reforço da assistência médica às crianças e mulheres grávidas, realidade que tem estado a contribuir para a redução do índice de mortalidade materno infantil na região.

Concluiu que o projecto de “melhoria do exercício do directo a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e jovens do Cuanza Norte” foi implementado em Janeiro de 2015 com financiamento da delegação da União Europeia em Angola, num montante de 700 mil Euros.

Leia também
  • 09/08/2017 16:57:17

    Moxico: Incêndio mata duas crianças

    Luena - Duas crianças morreram hoje, quarta-feira, no bairro "04 de Fevereiro", arredores desta cidade, em consequência de um incêndio deflagrado numa residência, indica uma nota dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) no Moxico.

  • 09/08/2017 16:38:23

    Moxico: UNICEF implementa projecto de apoio social em três províncias

    Luena - Um projecto-piloto de municipalização da acção social, que visa criar um novo modelo de protecção social de base para apoiar os mais vulneráveis, será implementado em quatro anos nos municípios das províncias de Moxico Bié e Uíge, pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).

  • 09/08/2017 10:39:27

    Cuanza Norte: Polícia Nacional apresenta supostos marginais

    Ndalatando - Três supostos marginais, acusados da prática de furtos e apropriação ilícita de coisas achadas na via pública, foram apresentados terça-feira, em Ndalatando, pelo Comando Provincial do Cuanza Norte da Polícia Nacional.

  • 08/08/2017 22:00:53

    Angola: Crianças no "Arnaldo Jensen" beneficiam de documentos de identificação civil

    Luanda - Cem crianças do centro de Acolhimento de crianças ?Arnaldo Jensen? beneficiaram de identificação civil, no quadro de um projecto do Ministério da Justiça e da Administração Municipal do Kilamba Kiaxi.