Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Agosto de 2017 | 13h07 - Actualizado em 13 Agosto de 2017 | 13h06

Cuanza Norte: Povoações de Golungo Alto beneficiam de energia eléctrica

Golungo Alto - Mil e duzentos habitantes da sede comunal de Cambondo, do bairro Mutamba e do complexo social Santa Luísa, no município do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, beneficiam desde o último final de semana, de energia eléctrica permanente, fornecida pela barragem de Capanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Alegria pela chegada da energia eléctrica (foto de arquivo).

Foto: Diniz Simão

Inserida nas acções do governo orientadas para a expansão de energia eléctrica às populações, a intenção conheceu a sua concretização, após a implantação de duas linhas de transportação a partir da sede municipal para Cambondo, numa extensão de cerca de 15 quilómetros e para Mutamba e Santa Luísa, numa distância de cinco quilómetros.

Executada em quatro meses, pela empresa espanhola Elecnor, a empreitada compreendeu a implantação de 155 postes de transporte de transportação de média tensão, assim como de cinco transformadores de corrente, sendo quatro de 250 KVA, cada, e um de 630 KVA.

Ao inaugurar os sistemas, o vice-governador do Cuanza Norte para a esfera política e social, José Alberto Quipungo, disse estar resolvido um dos problemas que muito afligia aquela população que, a partir de agora deixa de recorrer aos candeeiros a petróleo para se iluminar.

O governante apelou os beneficiários a corresponderem positivamente ao pagamento do consumo mensal de electricidade, com vista a permitir que a empresa gestora dos equipamentos disponha de recursos para garantir a manutenção permanente dos mesmos.

Por seu turno, os contemplados congratularam-se com os esforços empreendidos pelo governo do Cuanza Norte, que tornaram possível a concretização da obra, tendo afirmado que para além de conferir dignidade aos moradores, a luz vem aumentar o colorido e a beleza das circunscrições.

A inauguração foi testemunhada por membros do governo provincial, das administrações municipal e comunal, bem como por autoridades tradicionais e religiosas..


 

Leia também
  • 20/03/2018 16:11:19

    Defendida reactivação dos centros de reabilitação física do país

    Ndalatando - A reactivação da actividade dos centros de reabilitação física do país, foi defendida hoje, terça-feira, pelo director do Gabinete Provincial do Cuanza Norte dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Guilherme Sebastião Neto, para garantir assistência aos deficientes de guerra que dela necessitam.

  • 20/03/2018 15:24:25

    Destacado contributo da sociedade civil na socialização dos reclusos

    Ndalatando - O contributo da sociedade civil na moralização e socialização para a reintegração dos reclusos do Estabelecimento Prisional do Cuanza Norte foi destacado, hoje, terça-feira, em Ndalatando, pelo director da mesma instituição, superintende prisional chefe, José Manuel Teixeira, durante o acto das comemorações do 39º aniversário do órgão.

  • 20/03/2018 14:56:13

    Falta de água canalizada aumenta riscos de afogamentos em cacimbas

    Ndalatando - Os riscos de afogamentos, principalmente de crianças, em cacimbas onde a população retira a água para o consumo está a aumentar, em alguns bairros da cidade de Ndalatando, devido à falta de água canalizada nessas zonas, fez saber hoje (terça-feira) o porta-voz do comando provincial do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, André da Costa.

  • 19/03/2018 15:05:59

    Padre insta pais a reforçarem compromisso com educação dos filhos

    Ndalatando - A necessidade de um maior compromisso dos pais em relação a educação dos filhos, por via da preservação dos valores familiares baseados na harmonia, respeito e observância dos bons costumes foi defendida hoje (segunda-feira), em Ndalatando, pelo padre católico Roberto Guilherme.