Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Agosto de 2017 | 03h21 - Actualizado em 13 Agosto de 2017 | 03h21

Moxico: Seminário recomenda novo modelo da acção social para vulneráveis

Luena - Um novo modelo da acção social assente na valorização da assistência social e na articulação dos serviços do Estado, para mitigar as vulnerabilidades sociais foi recomendado sexta-feira, no Luena, província do Moxico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Acto de encerramento da Formação dos Tecnicos para Gestão de casos de Venerabilidade individuais

Foto: kinda kyungu

Moxico: Acto de encerramento da acção formativa sobre Gestão de casos de Venerabilidade individuais

Foto: kinda kyungu

De acordo com um comunicado final da formação sobre gestão de casos individuais vulneráveis, no âmbito do projecto da municipalização dos serviços da acção social (APROSOC), há ainda necessidade da criação de espaços de diálogo envolvendo todos os actores sociais.

Os participantes consideraram de imperiosa a articulação do sistema de georreferência do Fundo de Apoio Social (FAS), para facilitar o contacto dos serviços e pontos de referência mais próximo.

Os formandos comprometeram-se ser um “exemplo vivo” para todos, distinguindo-se na observância dos princípios e valores, regras e atitudes nas comunas, aldeias e bairros, onde estiverem destacados, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Ao encerrar a formação, o chefe do departamento provincial para a Infância da direcção provincial da Assistência e Reinserção Social (MINARS), no Moxico, Luciano Mazeze, reafirmou o compromisso do governo provincial de tornar efectiva a aplicação dos conteúdos administrados, tendo em consideração a realidade concreta de cada município, defendendo articulação com os diferentes intervenientes no processo.

Durante cinco dias, foram ministrados na formação promovida pelo UNICEF e MINARS, entre outros temas, conceitos de gestão de casos individuais, balanço do processo cingido no resumo do diagnóstico, planeamento de casos, implementação do plano de acompanhamento e encerramento.

O projecto-piloto de municipalização da acção social, “ APROSOC” é financiado pela União Europeia está orçado em 32 milhões de euros, tem como objectivo criar um novo modelo de protecção social de base para apoiar os mais vulneráveis a ser implementado em quatro anos, nos municípios das províncias do Uige, Bié e Moxico.

Leia também
  • 12/08/2017 17:55:50

    Resenha: Morte de 13 cidadãos carbonizados no Bengo marca a semana

    Luanda - A morte de 13 cidadãos carbonizados na consequência de um acidente de viação registado, quarta-feira, por volta das 14h45 minutos, na Estrada Nacional Nº100, no troço rodoviário Porto Quipiri/Açucareira, em Caxito, província do Bengo, marcou pela negativa a semana que hoje termina.

  • 11/08/2017 15:00:12

    Angola : Mais de mil cidadãos inseridos no processo produtivo

    Luanda - Mil 712 portadores de deficiência foram inseridos no processo produtivo, no âmbito da quinta fase do projecto "Vem Comigo", iniciada a 13 de Agosto de 2014, e cujo término está marcado para a próxima segunda-feira.

  • 11/08/2017 12:53:27

    Cunene: Sessenta porcento dos agregados familiares com água potável

    Ondjiva - Sessenta porcento dos agregados familiares da província do Cunene tem acesso a água potável, conforme indica os resultados do inquérito múltiplos e de saúde (IIMS), realizado no período de 2015/2016, pelo instituto Nacional de Estatística (INE).

  • 11/08/2017 11:33:10

    Bié: Polícia de trânsito realiza 102 actuações

    Cuito - A Polícia de Trânsito na província do Bié efectuou 102 actuações, que resultou na apreensão de 19 viaturas, 31 motorizadas, 36 cartas de condução, sete título de propriedades, nove livretes e documentos diversos, fruto de operações realizadas em vários municípios, anunciou hoje à Angop, no Cuito, uma fonte policial.