Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Setembro de 2017 | 17h47 - Actualizado em 11 Setembro de 2017 | 17h46

Cuando Cubango: MOVANGOLA homenageia antigos combatentes

Menongue - Trinta antigos combatentes do município do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango, foram homenageados, este fim-de-semana, com certificados de reconhecimento, pelo Secretariado Provincial do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale

Foto: António Escrivão

O acto aconteceu na sede daquela municipalidade que dista a 189 quilómetros a leste da Cidade de Menongue, capital da província, enquadrado nas comemorações alusivas a vitória do MPLA e a eleição do novo Presidente da República, João Lourenço, no pleito de 23 de Agosto.

O secretário provincial do MOVANGOLA, Domingos Filipe Lutonda, sublinhou que a homenagem aos antigos combatentes é bem merecida, tendo em conta a sua participação na histórica Batalha do Cuito Cuanavale de 1988.

Lembrou que a referida Batalha do Cuito Cuanavale eleva os angolanos para um significado muito relevante a nível da África e do mundo, reconhecendo os esforços daqueles que dela participaram, o aguerrido esforço da população do município e, sobretudo da juventude, que tudo fizeram para a manutenção da independência e conquista da paz.

Estes esforços, sublinhou, permitiram aos angolanos a reconciliação nacional, entre outros ganhos que estão a proporcionar o desenvolvimento do país e a melhoria da condição social do cidadão nacional.

A vitória na Batalha do Cuito Cuanavale permitiu, em definitivo, a independência da Namíbia, a abolição do regime do Apartheid e a libertação de Nelson Mandela.

De referir que, a homenagem aconteceu no âmbito do “Caldo M”, organizado pelo MOVANGOLA, em saudação à vitória do MPLA e a eleição do seu candidato a Presidente da República, João Lourenço.

Leia também
  • 19/03/2018 12:35:32

    Pai acusado da morte da filha de 10 anos

    Menongue - Um agente de 1ª da Polícia Nacional no Cuando Cubango de nome Joaquim Augusto foi acusado este fim-de-semana, de ter causado a morte, por espancamento, da sua filha de 10 anos de idade.

  • 17/03/2018 19:11:50

    Desentendimento entre casal provoca morte de uma menor

    Menongue - Uma menor de 4 anos de idade perdeu a vida este mês, no bairro Futungo, arredores da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, devido ofensas corporais e o desentendimento entre os pais da criança.

  • 15/03/2018 16:00:34

    Antigos combatentes solicitam revisão de subsídios de sangue

    Menongue - Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e Ex-militares do Cuando Cubango nomeadamente deficientes de guerra, viúvas, órfãos, entre outros, solicitaram hoje, quinta-feira, em Menongue, a necessidade do Executivo rever a atribuição do subsídio de pensão sangue, visando a melhoria

  • 15/03/2018 12:00:52

    Secretário de Estado defende recenseamento de antigos combatentes

    Menongue - Os antigos combatentes e veteranos da pátria espalhados por todo o país devem recensear-se para usufruírem dos seus direitos legítimos, defendeu o secretário de Estado do sector, Clemente Conjuca.