Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Setembro de 2017 | 10h28 - Actualizado em 14 Setembro de 2017 | 10h27

Huíla: Inefop forma mais de cinco mil jovens em cinco anos

Lubango - Mais de cinco mil adolescentes e jovens foram formados nos últimos cinco anos na província da Huíla em distintos cursos de artes e ofícios pelo Instituto Nacional de Formação Profissional informou hoje, quinta-feira, no Lubango, o chefe dos serviços provinciais do Inefop, Lourenço dos Santos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Jovens da Humpata beneficiam de formação profissional

Foto: Morais Silva

Em declarações à Angop, nesta cidade, no quadro do balanço da actividade formativa no período em referência, o responsável considerou de positivo, o balanço, a julgar pela frequência massiva deste grupo nos pavilhões e centros fixos criados para o efeito.

Sublinhou que os jovens foram formados nas especialidades de construção civil, carpintaria, electricista-auto e de baixa tensão, serralharia, canalização, torno, informática, corte e costura, cozinha e pastelaria, estando dois mil destes já estão inseridos no mercado de trabalho.

Afirmou que a instituição desenvolve a sua acção para além do município sede, estando a formar em Chicomba, no Cuvango e na Matala, onde estão instalados os equipamentos para o efeito, cuja formação é assegurada 42 técnicos.

“Nós funcionamos num sistema triangular, ou seja, os formandos antes do início da formação eles fazem a sua inscrição no Centro de Emprego e posteriormente encaminhados para o Centro de Formação e ali se inscrevem e recebem no final da acção formativa a lista toda é encaminhada ao centro de emprego a entidade que faz a ponte que o emprego e o individuo que necessita do emprego”, disse.

Referiu que com base nisso se tem conseguido bons resultados numa altura em que tem-se encaminhado os formandos às restantes províncias do país, sendo que nos últimos anos foram para Malanje e Cuanza Norte.

Lourenço dos Santos afirmou igualmente que este ano foram matriculados mil e 172 formandos em distintas em diversas especialidades, e 80 porcento deste número frequenta curso e os restantes desistiram por razões desconhecidas.

“Temos tido parceria com alguns organismos públicos e privados que nos fornecem alguns kits de trabalho, como o Minars e o Irsem, que ajudar a potenciar os recém-formados com algum equipamento”, disse.

Afirmou que existe um programa de micro crédito que beneficiou mais de 80 jovens que estão a implementar os seus projectos para efectivamente inserirem mais jovens no mercado de trabalho, apesar de alguns estarem a espera de financiamentos.

Considerou, deste modo, que os resultados alcançados até agora são satisfatórios numa altura em que tem sabido satisfazer as necessidades dos jovens que pretendem inserir-se no mercado de formação profissional e agora facilitado com um pavilhão novo inaugurado recentemente pelo ministro do Ministério da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social, Pitra Neto, denominado Pavilhão para o Trabalho.

Leia também
  • 14/09/2017 10:18:13

    Huíla: Minfamu persuade pais a assistir filhos

    Lubango - Pelo 511 pais que haviam abandonado as suas famílias e deixado de prestar assistência aos filhos na Huíla foram dissuadidos pela direcção provincial da Família e Promoção da Mulher destas atitudes, em encontros de advocacia realizados nos últimos oito meses, revelou hoje, quinta-feira, no Lubango, a responsável do sector, Catarina Manuel Sebastião.

  • 11/09/2017 13:16:59

    Huíla: Acidentes de viação fazem um morto no fim-de-semana

    Lubango - Um morto e quatro feridos é o resultado de seis acidentes de viação ocorridos nas últimas 48 horas pelo Comando da Polícia Nacional na Huíla, informou hoje, segunda-feira, no Lubango o porta-voz da corporação, superintendente Carlos Alberto.

  • 11/09/2017 10:32:39

    Huíla: Alargamento da rede eléctrica abrange três bairros da Matala

    Matala - Três bairros periféricos do município da Matala, província da Huíla, vão ter energia eléctrica nos próximos meses, no âmbito da execução do programa de alargamento da rede eléctrica.