Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Outubro de 2017 | 18h59 - Actualizado em 10 Outubro de 2017 | 18h59

Consumo excessivo de álcool na base de doenças mentais - Psicólogo

Sumbe - O consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem contribuído, significativamente, para o surgimento de doentes mentais no Cuanza Sul, actualmente na cifra de mais de 50 pessoas nessa condição, informou hoje, terça-feira, na cidade do Sumbe, S o psicólogo Eduardo Mateus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Doente mental

Foto: ANTÓNIO ESCRIVÃO

Em declarações à Angop, a propósito do Dia Mundial do Doente Mental, Eduardo Mateus apontou a procura urgente, por melhores condições de vida e a ansiedade de muitos cidadãos em resolver problemas pessoais e familiares, como sendo outras causas do crescimento de pessoas com perturbações psíquicas.

Referiu que a doença assola, principalmente, pessoas na faixa etária dos 15 aos 40 anos de idade, tendo argumentado que tal se deve ao facto de ser a camada social mais activa e mais propensa ao consumo excessivo de álcool e drogas, e sem medir as consequências que dai advém.

Afirmou que as perturbações mentais surgem, muitas vezes, quando os cidadãos notam que os objectivos e metas por si definidos foram frustrados.

Adiantou que face a esta situação, muitos doentes mentais são encaminhados para Luanda, Benguela e Huambo, depois são abandonados pelos seus familiares, por isso urge a necessidade da construção de centros de tratamento destes doentes.

Eduardo Mateus considerou ser lamentável o facto de muitas famílias acorrerem, frequentemente, ao tratamento tradicional, em vez de optarem por um especialista ou às unidades sanitárias, sempre que registarem casos suspeitos de demência, de modo a não agravarem o quadro clínico da enfermidade.

De acordo com uma fonte da Saúde Pública, existem no Cuanza Sul mais de 50 doentes mentais controlados pela instituição.

Leia também
  • 09/10/2017 19:08:06

    Governo reafirma engajamento na promoção da mulher rural no Cuanza Sul

    Quibala - O Governo está a trabalhar para a melhoria de condições de vida da mulher rural, afirmou hoje (segunda-feira), no município da Quibala, província do Cuanza Sul, a responsável da Promoção da Mulher, Henriqueta António.

  • 09/10/2017 12:16:03

    Ordem dos Enfermeiros defende qualidade do serviço público

    Sumbe- O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvalo , manifestou hoje, segunda-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, a sua preocupação pela má prestação de serviço por parte de alguns enfermeiros que trabalham nas unidades sanitárias do país.

  • 09/10/2017 11:52:08

    Cuanza Sul: Irmãs Dominicanas celebram 100 anos

    Sumbe - Uma missa eucarística marcou hoje, segunda-feira, a abertura do programa de celebração dos 100 anos de existência da Congregação das irmãs missionárias dominicanas do Rosário, na localidade da Boa Entrada (Cada), no município do Amboim, província do Cuanza Sul.