Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Outubro de 2017 | 17h51 - Actualizado em 09 Outubro de 2017 | 17h50

População no Moxico quer governação participativa e transparente

Luena - A população do Moxico defendeu hoje (segunda-feira), na cidade do Luena, a necessidade de o novo governador, Gonçalves Muandumba, privilegiar uma governação aberta e transparente nos próximos cinco anos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Governador Gonçalves Muandumba (cent.) apresentado à população

Foto: David Dias

Governador Gonçalves Muanumba apresentado à população

Foto: David Dias

Entrevistados pela Angop, a margem da sua apresentação hoje à província, o secretário provincial da UNITA, João Muzaza Caweza, defende o aumento de postos de emprego para os jovens, melhorias das vias de comunicação entre a cidade e as sedes municipais.

Já o empresário Frederico Lucas afirmou que o novo governador deve cumprir com os desafios traçados pelo partido vencedor das últimas eleições, que se traduz na satisfação das necessidades da população.

O empresário defende ainda trabalhar-se com os empresários com intuito de acolher ideias e encontrar medidas que visam resolver os problemas sociais.

Por sua vez, o empresário Benjamin Afonso é da opinião que os dirigentes da província devem apostar numa governação aberta, traçando políticas de auscultação com a sociedade civil e cumprir com o plano de governação da província.

Benjamin Afonso sustenta ainda que uma das prioridades da nova governação deverá ser a abertura das vias de comunicação que ligam a sede da província com os demais municípios, com vista a eliminar as assimetrias e revitalizar a condição sócioeconómica da região, para o melhoramento da qualidade de vida da população.

Já o padre da Sé Catedral, Jorge Manuel Chalelo, afirmou que os desafios de governação nos próximos cincos anos devem se basear na transparência e apela os dirigentes a se comprometerem com a melhoria dos problemas da população, criando mais habitações e empregos para a juventude.

Enquanto isso, a estudante da 12ª classe, Neusa Cacueji, disse que é da incumbência do novo Governo criar políticas direccionadas a juventude, criando espaços de lazer, bibliotecas públicas e melhoramento do saneamento básico da cidade para se ter jovens sãos e com cultura académica.

Gonçalves Manuel Muandumba tornou-se no sétimo governador do Moxico. Foi apresentado hoje, segunda-feira, no Luena, pelo ministro da administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida. Substitui João Ernesto dos Santos, que governou a província desde 21 de Outubro de 1991.

A província do Moxico tem uma extensão territorial de 223 mil 23 quilómetros quadrados e uma população de 758.568 habitantes (Censo2014).

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.