Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Outubro de 2017 | 19h55 - Actualizado em 11 Outubro de 2017 | 19h54

Projecto de registo gratuito de crianças arranca em Malanje

Malanje - Um projecto de registo de nascimento gratuito e estatísticas vitais de crianças, de zero aos 13 anos de idade, iniciou, hoje (quarta-feira), na comuna de Cambaxe, visando garantir o direito à cidadania à um número cada vez maior de menores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Crianças beneficiam de registo gratuito

Foto: JILMAR ENOQUE/Arquivo

Promovido pela Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos e  financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Europeia, o referido projecto vai contemplar numa primeira fase os municípios de Malanje, Marimba, Cahombo e Luquembo, visando o cumprimento de um dos 11 compromissos que o Governo angolano assumiu para com esta franja social.

Ao intervir no acto de abertura do projecto, em representação do governador provincial, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, precisou que as crianças constituem prioridade na agenda governativa do Executivo angolano, pelo que esforços continuarão a ser desenvolvidos para assegurar o seu desenvolvimento e facilitar a sua integração na sociedade.

O responsável disse que o êxito do projecto ora aberto depende, em grande parte, do apoio das autoridades tradicionais na indicação de localidades onde ainda existam crianças sem registo de nascimento, bem como na sensibilização dos pais e encarregados de educação, tendo em atenção a utilidade deste documento na vida das crianças, com realce para o acesso ao ensino.

Por sua vez, o delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos em exercício, Nelson Lages, garantiu estarem criadas todas as condições técnicas e humanas para se atingir as metas preconizadas.

 Sem avançar o número de crianças a beneficiar nesta fase, o responsável frisou que 48 técnicos estão mobilizados para se desdobrarem em brigadas ao nível das localidades mais recônditas dos 4 municípios contemplados inicialmente.

O acto de abertura do projecto de registo de nascimento gratuito e estatísticas vitais de crianças, de zero aos 13 anos de idade, foi testemunhado por membros do governo, autoridades tradicionais, pais e encarregados de educação, tendo culminado com o registo simbólico de alguns menores.

Leia também
  • 11/10/2017 19:46:44

    Camanongue e Luacano contam com sinal da TPA

    Luena - A população dos municípios do Camanongue, Léua e Luacano, província do Moxico, vai contar até final deste ano, com o sinal da Televisão Pública de Angola (TPA), no âmbito da estratégia de reestruturação, alargamento e modernização da estação televisiva em curso no país.

  • 11/10/2017 19:38:39

    Mais de 2000 jovens formados em Artes e Ofícios no Uíge

    Uíge - Dois mil e 134 jovens foram formados, de 2005 a 2016, na província do Uíge, em diversas especialidades técnico-profissionais pelo Centro de Artes e Ofícios 1º de Maio, sob égide do Instituto de Formação Profissional (INFOP).

  • 11/10/2017 19:23:41

    Igreja congregacional promove Culto de acção de graças

    Luanda - Um culto de acção de graças será realizado no bairro Kikolo, no templo São João, domingo próximo, (15 de Outubro), no quadro das comemorações do 40º aniversário da Igreja Evangélica Congregacional em Angola.