Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Janeiro de 2018 | 11h38 - Actualizado em 13 Janeiro de 2018 | 14h16

Bié: Ministro anuncia mais investimentos para o município Camacupa

Camacupa - O sistema de tratamento e abastecimento de água potável do município de Camacupa, 82 quilómetros a leste do Cuito (Bié), avariado há dois anos, será reabilitado este ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

João Baptista Borges - Ministro da Energia e Águas

Foto: Clemente dos Santos

O facto foi reveladp hoje (sábado) pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, em declarações a imprensa no quadro da sua visita de trabalho ao Bié, onde sublinhou haver disponibilidade financeiras para recuperação o empreendimento, que conta com um reservatorio de 100 mil litros e capacidade para bombear 10 mil litros/hora.

Sem revelar o valor a ser investido, disse que o investimento vai associar-se a outro sistema de tratamento e abastecimento de água potável, financiado pela linha de crédito da China, cujas obras decorrem desde o ano passado, igualmente naquela municipalidade.  

Relativamente à energia eléctrica naquela circunscrição, o ministro João Baptista Borges reafirmou que as obras da reabilitação da barragem hidroeléctrica sobre o rio Cunje I, que terá uma capacidade para produzir 10 megawatts e fornecerá energia eléctrica às vilas e arredores dos municípios de Camacupa e Catabola, 52 quilómetros a leste do Cuito, serão retomadas.

Assegurou, no entanto, que nesta altura 82 porcento do material para a reabilitação da barragem de Camacupa, já se encontra no local, tendo apelado à calma, paciência por parte da população, enquanto demorar as obras.

Com vista a assegurar o bem-estar da população, frisou, o governo vai recuperar ainda este mês os três grupos geradores de dois mil KVA e os de 165 KVA, avariados há um ano.

Acompanham a visita do ministro João Baptista Borges, o governador do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, José Fernando Tchatuvela, administradora de Camacupa, Alcida de Jesus Camateli, membros do Governo e quadros seniores daquele ministério.

O município de Camacupa (centro de Angola), tem uma superficie 9.469 quilómetros quadrados, 141 ml 760 habitantes, distribuídos nas comunas do Cuanza, Umpulo, Ringoma , Muinha e sede municipal.

Assuntos Província » Bié   Sociedade  

Leia também
  • 14/01/2018 10:44:45

    Huíla: Associação regional de cegos reclama meios técnicos

    Lubango - A falta de recursos humanos e de equipamentos como, máquinas braille, pautas e réguas, preocupa a direcção da associação regional dos cegos e amblíopes de Angola, disse hoje, à Angop, a sua responsável e fundadora na região sul do país, Maria do Céu Perpétua Martinho.

  • 14/01/2018 06:45:52

    Acto central do Dia do Antigo Combatentes acontece em Luanda

    Luanda - O acto central das comemorações do Dia do Antigo Combatente e do Veterano da Pátria,15 de Janeiro, vai decorrer no Cine Atlântico em Luanda, em acto a se presidido pelo seu ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

  • 13/01/2018 23:45:59

    Uíge: IERA projecta construção de infra-estruturas sociais

    Songo - A intenção de construção de uma Catedral e uma Escola do II Ciclo do Ensino Secundário, na capital do país, Luanda, foi anunciada hoje, sábado, no município do Songo (Uíge), pelo líder máximo da Igreja Evangélica Reformada de Angola, reverendo Alberto Daniel, como sendo um dos desafios até 2020.

  • 13/01/2018 22:00:53

    Cuanza Norte: Removidos mais de noventa metros cúbicos de resíduos sólidos

    Dondo - Mais de noventa metros cúbicos de resíduos sólidos foram recolhidos neste sábado, no Dondo, durante uma mega campanha de limpeza, promovida pela administração municipal de Cambambe, província do Cuanza Norte, no quadro das acções de prevenção contra a cólera.