Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

29 Janeiro de 2018 | 18h22 - Actualizado em 29 Janeiro de 2018 | 18h23

Organização Não-Governamental capacita mobilizadores contra VIH

Luena - Vinte e cinco candidatos participam, a partir de hoje (segunda-feira), no Luena, num seminário de capacitação de activistas de mobilização e apoio psicossocial nas comunidades, para melhoria de resposta ao VIH/SIDA, promovido pela Organização Não-Governamental "Iniciativa Regional de Apoio Psicossocial (REPSSI).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Coordenador da REPSSI em Angola, António Felix Gerónimo

Foto: David Dias

Activistas de mobilização em seminário de capacitação

Foto: David Dias

Os activistas a formar irão desenvolver, a partir de Fevereiro próximo, as acções do projecto “Celebrando a vida”, financiado pelo Fundo Global e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ser implementado em seis meses, pela organização Não-Governamental “Africare”.

Em cinco dias, os formandos vão abordar temas sobre a introdução aos conceitos de apoio psicossocial, desenvolvimento psicossocial das crianças, resiliência e a situação actual de seroprevalância da província (serviços e mecanismos de resposta).  

A facilitação, conceitos chaves sobre a facilitação, simulação de conversas comunitárias, planificação dos trabalhos de campo, acompanhamento pós-formação e instrumentos de monitoria e seguimento, são também questões a serem discutidas.

O coordenador da Iniciativa Regional de Apoio Psicossocial (REPSSI), António Félix Jerónimo, ressaltou que, na fase da implementação, o projecto contribuirá para o aumento da adesão, testagem e tratamento com anti-retrovirais das pessoas infectadas com a pandemia.

Salientou que os formandos serão munidos com técnicas inovadores de mobilização, para poderem dialogar com as comunidades, sobretudo as mulheres grávidas e pessoas que padecem de tuberculose, para procurarem os serviços sanitários existentes nas suas áreas de jurisdição.     

A prestação de ajuda moral e psicológica aos seropositivos e desencorajar actos de estigma e discriminação, são outras actividades a serem realizadas pelos mobilizadores comunitários.

No acto de abertura do seminário, a representante do Departamento Provincial de Saúde Pública, Anabela Isabel, enalteceu a iniciativa que, na sua opinião, vai contribuir na sensibilização das pessoas para uma mudança de comportamento e atitudes, despertando as suas capacidades e discernimento na conquista de uma vida saudável.

Realizado, em parceria com o Governo Provincial, o seminário conta com três facilitadores, dos quais um moçambicano que vai transmitir a experiência adquirida no ano transacto, aquando da implementação do referido programa no seu país.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.