Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Fevereiro de 2018 | 16h07 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 20h50

Serviços aduaneiros travam entrada de nove quilogramas de cocaína

Luanda - Nove quilogramas de cocaína provenientes do Brasil foram apreendidos, recentemente, no aeroporto 4 de Fevereiro, pela Delegação Aduaneira do Piquete do Terminal de Passageiros, em posse de dois passageiros de nacionalidade angolana e sul africana, que pretendiam introduzir no país, soube hoje, sexta-feira, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Apreensão de Cocaína

Foto: Cortesia da Administração Geral Tributária

O primeiro caso aconteceu  no dia 29 de Janeiro, quando um passageiro de nacionalidade angolana foi perfilado no canal verde do desembarque, tendo regressado de visita ao Brasil, no voo DT 746 proveniente de São Paulo, fazendo-se acompanhar de três malas, nas quais se constatou durante a verificação, que a bagagem continha fundos falsos com invólucros contendo produtos suspeitos.

Testes feitos pelos técnicos aduaneiros em colaboração com a Polícia  Fiscal e os Serviços de Investigação Criminal  (SIC) detectaram o transporte de cocaína num peso total de 5,808 kg (cinco quilos oitocentos e oito gramas).

De acordo com o documento da Administração Geral Tributária a que Angop teve acesso, no dia 31 de Janeiro, ainda deste ano, uma passageira de nacionalidade Sul-Africana, igualmente proveniente do Brasil (São Paulo), foi interpelada na área de Trânsito de Passageiros do SME com destino a África do Sul, por peritos do SIC do Aeroporto por denúncia de que presumivelmente transportava consigo substâncias proibidas.

Depois de encaminhada à sala de verificação de bagagem da AGT, foi detectada ao passar pelo Body Scanner, a existência de volumes estranhos na região das pernas (canelas), onde foram detectados volumes embrulhados com ligaduras também cocaína num peso total  de 2,966 quilogramas (dois quilos novecentos e sessenta e seis gramas).

As autoridades aduaneiras continuam atentas para combate o tráfico de drogas em Angola.

A titulo de exemplo, 304 quilogramas e 61 gramas de cocaína provenientes do Brasil foram apreendidos de 2014 a Março de 2016, pelos Serviços de Controlo Aeroportuários da Administração Geral Tributária (AGT) destacados no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

A droga foi detectada em passageiros que as camuflaram em fundo falsos de objectivos diversos, entre os quais roupa interior.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 06/02/2019 17:07:59

    Minint encoraja cidadãos a solicitarem escolta

    Luanda - O director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior (Minint), intendente Mateus Rodrigues, reiterou hoje o apelo aos cidadãos, para solicitarem escolta quando transportarem avultadas somas monetárias.

  • 30/01/2019 17:54:25

    ANDA apoia mais de 60 mil pessoas em 27 anos

    Luanda - Sessenta mil novecentos e noventa pessoas com deficiência beneficiaram de projectos realizados nos últimos 27 anos pela Associação Nacional de Deficientes de Angola (ANDA), informou nesta quarta-feira, o seu presidente, Silva Lopes Etiambulo.

  • 29/01/2019 21:11:53

    ExxonMobil doa mais de um milhão de dólares a projectos sociais

    Luanda - Um milhão e duzentos e cinquenta mil dólares americanos foram doados, nesta terça-feira, em Luanda, pela companhia petrolífera e petroquímica ExxonMobil Foundation, para apoiar esforços da luta contra a malária, incentivo a construção de mais escolas, desenvolvimento das mulheres rurais e preservação da Palanca Negra.

  • 29/01/2019 18:18:48

    Angola participa na abertura do ano da CPLP para a juventude em Lisboa

    Luanda - A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto, participa, na quarta-feira, 30, em Lisboa (Portugal), na abertura do “Ano da CPLP para a Juventude“.