Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Fevereiro de 2018 | 13h56 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 13h56

Bispo católico insta fiéis a promover uma caridade mais ardente

Ndalatando - O bispo católico da diocese de Ndalatando (província do Cuanza Norte), dom Almeida Kanda, instou os fiéis hoje, quarta-feira, a aproveitar o período litúrgico da quaresma como oportunidade para promoção de uma caridade mais ardente e baseada na atenção especial às pessoas vulneráveis, sobretudo os idosos e doentes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Dom Almeida Kanda, bispo da diocese de Ndalatando

Foto: Lucas Leitão

Na sua homilia durante a missa que marcou a abertura do período quaresmal, o prelado apelou aos fiéis a assumir uma caridade mais diligente e ardente às pessoas carentes de ajuda de vária índole.

Defendeu a necessidade de os cristãos encararem a quaresma (período litúrgico que antecipa a festa da páscoa) como tempo de penitência intensa, baseada no jejum, abstinência e devoção à Deus, por via do percurso do caminho do arrependimento.

Apelou a moderação no modo de falar e agir, devendo os fiéis optarem pela promoção da reconciliação, harmonia e comunhão fraterna com as pessoas ao redor.

Dom Almeida Kanda defendeu ainda a necessidade dos cristãos pautarem pelo jejum e abstinência no dia da quarta-feira das cinzas, como gesto de purificação do corpo, visando o crescimento espiritual.

Esclareceu que a celebração da quarta-feira das cinzas constitui um ritual litúrgico que assinala o início dos 40 dias do período da quaresma, que antecipa a festa da Páscoa.

A missa, decorrida na igreja sé-catedral de Ndalatando e assistida por mais de cinco centenas de fiéis, foi marcada pela imposição do sinal da cruz com o pó de cinzas sobre a testa de cada um dos cristãos presentes na celebração, como símbolo de purificação espiritual.

Leia também
  • 06/02/2019 11:16:38

    Acidentes de viação causam 92 mortes em 12 meses no Cuanza Norte

    Ndalatando - Noventa e duas pessoas morreram e 523 ficaram feridas em consequência de 383 acidentes de viação registados entre Janeiro a Dezembro de 2018 no Cuanza Norte, informou o Comando Provincial da Polícia Nacional.

  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.