Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Novembro de 2018 | 17h31 - Actualizado em 08 Novembro de 2018 | 17h31

APROSOC facilita registo de 400 menores de cinco anos

Luena - Quatrocentas menores vulneráveis, de cinco anos de idade, da comuna do Lucusse, província do Moxico, beneficiaram, de Julho até a presente data, de registo de nascimento gratuito e vacinas contra o tétano e a pólio, no âmbito do Projecto de Apoio à Protecção Social (APROSOC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género (MASFAMU), Leonora Bimbi de Morais, disse que o projecto é financiado pela União Europeia, num valor de 32 milhões de euros para três províncias (Bié, Uíge e Moxico).

Explicou que desde o lançamento em Julho (2018) deste programa, que visa a municipalização da acção social na região, permitiu o cadastramento de mais de cinco mil famílias vulneráveis nos bairros dos municípios do Camanongue e Moxico (sede).

Esclareceu que apesar de encontrar-se na fase piloto, o APROSOC está a se expandir aos poucos para as restantes povoações das circunscrições seleccionadas, acautelando questões multissectoriais com o envolvimento das autoridades tradicionais locais.

Para além do registo de nascimento gratuito, o projecto envolve 40 activistas que promovem nas áreas de jurisdição, palestras sobre o saneamento do meio, a importância das vacinas, higiene, entre outros temas que visam contribuir para o bem-estar da população.

Implementado em seis municípios das províncias do Uíge, Bié e Moxico, o APROSOC  visa o apoio as famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem crianças menores de cinco anos, através de transferências mensais de valores monetários.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.