Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Novembro de 2018 | 19h04 - Actualizado em 27 Novembro de 2018 | 19h10

Mais de 700 casos de violência doméstica registados no Moxico e Lunda Norte

Luanda - Perto de 700 casos de violência doméstica foram registados, nas províncias do Moxico e da Lunda -Norte, de Janeiro até a presente data, com destaque a falta de prestação de alimentos, fuga à paternidade e abandono familiar, segundo dados dos respectivos Gabinetes Provinciais de Acção Social, Família e Igualdade do Género.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico

Luena – Seiscentos e 63 casos de violência doméstica foram registados, na província do Moxico, de Janeiro até a presente data, na sala de aconselhamento familiar do gabinete provincial de Acção Social, Família e Igualdade do Género (MASFAMU).

Ao falar hoje, terça-feira, à Angop, no Luena, a chefe local do Departamento para Promoção e Direitos da Mulher, Elsa Leonor Mulau, sem fazer comparação com igual período anterior, disse que na lista das brigas resolveram 154 casos de falta de prestação de alimentos, 151 de fuga à paternidade, 148 de abandono familiar, 125 casos de violência psicológica, 41 de violência física e 14 de violência sexual.

Informou que no mesmo período encaminharam 26 casos de falta de prestação de alimentos à Procuradoria Geral da República (PGR), enquanto outros cinco casos de agressão física foram enviados aos Serviços de Investigação Criminal (SIC).

 Lunda Norte

Dundo - Cinquenta e dois homens foram vítimas de violência doméstica, de Janeiro a Novembro de 2018, informou hoje, terça-feira, no Dundo, Lunda Norte, o chefe do Departamento da Família e Igualdade de Género do Gabinete Provincial de Acção Social, Família e Igualdade de Género, Fermone Vieira.

Os dados foram avançados numa palestra sobre “Direitos da Mulher,” tema da abertura do programa de actividades para celebração da jornada dos 16 Dias de Activismo sob o lema “Desafiemos as Barreiras do Silêncio e Denunciemos as Acções de Violência.

Sem referir números comparativos, explicou que os casos de violência contra a mulher, mesmo assim, superam 181 casos cometidos pelos seus companheiros, no mesmo período em análise, totalizando 233 infracções.

Apontou os incumprimentos de mesada com maior número de casos (65), fuga à paternidade (37), abandono do lar 20 casos.

O vice-governador da província para área Técnica e Infra-estruturas, Lino dos Santos, presidiu o acto da abertura da Jornada dos 16 Dias do Activismo Contra a Violência no Género.

Cuanza Sul

No Sumbe, 264 casos de violência doméstica foram registados, de Janeiro a Outubro ano em curso, pelos centros de aconselhamento familiar, na Bala (Cuanza Sul), informou à imprensa, a directora da Acção Social , Família e Igualdade do Genero, Maria da Conceição Neto.

De acordo com Conceição Neto , houve um aumento  de 112 casos em relação igual período anterior.

Referiu  que as causas dos conflitos familiares são a baixa renda familiar, excesso de consumo de bebidas alcoólicas, falta de diálogo nos lares, ofensas corporais, violência económica, psicologica ,bem como abandono de lares e incumprimento de mesada aos filhos.

Leia também
  • 01/02/2019 21:27:44

    PN frusta tentativa de contrabando de combustível nos Bundas

    Luena - Vinte e quatro mil litros de combustível, que se destinava ao contrabando na República da Zâmbia, foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), nos postos terrestres do Muica e Malundo, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico).

  • 24/01/2019 19:40:23

    Anciã escapa de violação sexual no Luena

    Luena - Uma anciã de 72 anos de idade escapou, quarta-feira, no bairro Samafo, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, de uma tentativa de violação sexual, presumivelmente perpetrada por um cidadão de 29 anos.

  • 24/01/2019 15:35:57

    Detido funcionário da Imogestim por falsificação de documentos

    Dundo - Um funcionário da empresa Imogestim, na Lunda Norte, encontra-se detido desde Novembro de 2018, por, supostamente, estar envolvido na atribuição ilícita de 29 apartamentos na Centralidade do Mussungue.

  • 23/01/2019 16:46:07

    Governador do Moxico quer administração moderna

    Luena - Os membros do governo provincial do Moxico foram, nesta quarta-feira, aconselhados, no Luena, a pautarem por uma administração moderna, baseada numa governação organizada, participativa, partilhada e dinâmica, onde a comunicação e consulta seja fundamental.